Notícia
Cerca de 100 moradores são beneficiados em área mais carente na comunidade
A Águas do Rio implantou 130 metros de rede de água e 30 metros de rede de esgoto na Rua Padre Artola, na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio. A localidade, onde vivem aproximadamente 100 pessoas, fica em um dos pontos mais altos do morro, onde não havia saneamento básico adequado. O fornecimento de água era precário e o esgoto despejado in natura pela encosta da pedra chegando até o mar.
A dona de casa Iranete Moura, moradora há oito anos na região, relata que sua família sempre sofreu com problemas de falta de água. Para ela, a obra feita pela Águas do Rio vai garantir uma melhoria na qualidade de vida.
“Este é um ponto bem complicado e difícil. Ficávamos sem água até para lavar uma louça, lavar a roupa, dar banho em nossos filhos. Também passamos por muitos momentos de dificuldade com a qualidade da água que conseguíamos. Espero que isso seja passado com a Águas do Rio”, relata Iranete.
Desde que a concessionária Águas do Rio assumiu a operação em novembro de 2021, foram implantados no Vidigal mais de 150 metros de extensão de rede de água e feita a instalação de 10 registros, melhorando o abastecimento da comunidade. Outra preocupação é com o destino do esgoto descartado de forma inapropriada e que muitas vezes chega até o mar sem tratamento. Por isso, foram instalados mais de 60 metros de rede de esgoto e executada a reforma de 30 poços de visita, com a substituição de 20 tampas danificadas. As equipes da concessionária também fizeram a limpeza do sistema alternativo do esgoto bruto ou tomada de tempo seco, que corre na canaleta de águas pluviais, de onde foram retirados mais de 50 sacos de lixo e dejetos de esgoto. Ao todo mais de 300 famílias já foram beneficiadas na região.