Notícia
Inspeção confirma que ligações clandestinas abasteciam estabelecimentos no Centro do município da Baixada Fluminense
Quatro estabelecimentos comerciais no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram autuados por técnicos da Águas do Rio, nesta quinta-feira (20/7). Durante uma ação de fiscalização no bairro, equipes identificaram que os imóveis eram abastecidos por meio de ligações irregulares na rede de distribuição.
As lojas foram notificadas por furto de água, e as ligações clandestinas, removidas e substituídas por instalações oficiais. Técnicos cadastraram os imóveis, que passaram a ser identificados como clientes da concessionária.
Além das multas recebidas pela fraude, os quatro comércios serão cobrados pela água potável furtada durante todo o período em que estavam irregulares, de maneira retroativa. A empresa explica que os “gatos” estão entre os principais problemas que afetam o abastecimento na Baixada Fluminense.
Ainda segundo a Águas do Rio, esse tipo de irregularidade causa desperdício e pode contaminar as redes, acarretando problemas de saúde, não só das famílias abastecidas pelas ligações ilegais, como de toda a população.
Vistorias são intensificadas
Funcionários da companhia intensificaram as fiscalizações e estão percorrendo diariamente ruas da Baixada Fluminense, identificando desvios nas tubulações, rompimento de lacre, violação dos hidrômetros ou qualquer tipo de irregularidade que comprometa o sistema de abastecimento da região.
Além de reprimir os desvios feitos na tubulação formal, as vistorias têm o objetivo de identificar o uso de poços e carros-pipas irregulares.