Notícia

Ver notícia

Após obra da Águas do Rio, moradores celebram melhoria do abastecimento

No lugar onde o samba mora, nem tudo era festa para os residentes de 120 lares que sofreram com a falta de abastecimento por quatro décadas. Agora, após a troca de uma tubulação da rede de água da região, feita pela Águas do Rio, moradores das ruas Guanabara e Isaías, em Madureira, finalmente comemoram a chegada de água tratada regularmente em suas casas.

Quem vive na localidade há bastante tempo conta que, durante muitos anos, era comum ficar de três a quatro dias sem ver uma gota d’água sair das torneiras. Essa foi a realidade que Patrícia Fernandes, de 54 anos, encarou por mais de três décadas.

“Eu acordava dia sim, dia não, às cinco da manhã, só para ligar a bomba e tentar encher a caixa d’água. Enquanto isso, já aproveitava para ligar a máquina de lavar antes de sair pro trabalho. Se deixasse para depois, não teria água nem para tomar banho. Após a realização da obra, não preciso mais fazer nada disso e nem uso mais a bomba”, declara a autônoma, moradora da rua Isaías há 37 anos.

Assim como muitos vizinhos, Tamara Maria dos Santos, de 43 anos, também viveu por anos os desafios de uma rotina sem água.

“Eu não deixava a caixa zerar, pois a gente nunca sabia quando a água ia voltar e, se acabasse, tínhamos que comprar. À noite, ligávamos a bomba e ficávamos de olho o tempo todo, com medo dela esquentar demais e queimar. Às vezes até pegava uma pressão, mas dava 10 minutos e a água já para de chegar. Era muito instável”, relata Tamara.

Na rua Guanabara, o problema era o mesmo:

“Moro aqui há 32 anos e a água era sempre fraquinha, o abastecimento era muito ruim. Às vezes, a vizinha achava que eu tinha fechado o registro, mas era a água que não chegava mesmo. Depois da obra, tudo mudou. Agora a água está com a pressão boa, abro a bica e ela vem forte! Em uma hora já lavo tudo e arrumo a casa rapidinho. Não tem nem comparação”, agradece a Maria Aparecida, moradora da rua Guanabara.

Segundo Alisson Frank, coordenador de operações da Águas do Rio, a intervenção foi planejada com base no histórico de reclamações da população e na recorrente falta de abastecimento na região.

“O abastecimento intermitente nessa região era um problema antigo. Por isso, antes de iniciar a obra, realizamos um estudo técnico detalhado para identificar a melhor solução para o local. A partir desse diagnóstico, executamos uma extensão de rede de 675 metros e a substituição de rede nas duas ruas, beneficiando mais de 100 famílias. Após um mês de trabalho, conseguimos resolver uma situação que atravessava décadas”, explica o coordenador.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.