Notícia

Ver notícia

Convidados conheceram as propostas da empresa para melhorar os serviços de água e esgoto, além da atuação social da concessionária

 

Empresários e representantes da sociedade civil estiveram presentes, na tarde desta terça-feira (26/10), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para conhecerem o projeto da Águas do Rio para cuidar da distribuição de água e da coleta e tratamento de esgoto em 27 cidades do estado. Trata-se do maior projeto de saneamento básico do Brasil e um dos maiores do mundo. Nos cinco primeiros anos de concessão, por exemplo, serão investidos R$ 2,7 bilhões na construção de coletores ao redor da Baía de Guanabara, que irão evitar que o esgoto sem tratamento seja lançado no ecossistema.

Além da recuperação ambiental deste cartão-postal, a Águas do Rio também irá investir R$ 645 milhões para a construção dos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios de Japeri e Queimados, que compõem a bacia do Guandu. No local é coletada a água que abastece a maior parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

José Antônio Brito, presidente do CDL ao lado de Alexandre Bianchini - parceria para o desenvolvimento do estado

José Antônio Brito, presidente do CDL ao lado de Alexandre Bianchini – parceria para o desenvolvimento do estado

“Saneamento básico é sinônimo de saúde, dignidade e qualidade de vida. E vamos trabalhar intensamente para garantir o fornecimento regular da água, a coleta e o tratamento de esgoto para as 10 milhões de pessoas presentes na nossa área de concessão”, garante o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

A concessionária tem forte atuação social, com foco em geração de emprego e renda, inclusão, educação e saúde. Serão criadas 5 mil vagas diretas e 15 mil indiretas, grande parte delas para moradores de comunidades. Além de oportunidades de trabalho, a empresa capacitará as pessoas para que possam fazer carreira na Águas do Rio e ampliará a tarifa social para promover dignidade aos clientes de baixa renda.

“Esse é um assunto que nos remete para o futuro. Os projetos trazem um vetor de valor de desenvolvimento e progresso consistente para a gente. Trazem também um aspecto gigantesco de inovação tecnológica e impactos no mundo acadêmico”, enfatizou o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Antonio do Nascimento Brito.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.