Notícia

Ver notícia

A maior comunidade da capital conhece os projetos sociais da concessionária

 

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio visitou, nesta terça-feira (19/10), a Associação União Pro-Melhoramento dos Moradores da Rocinha. O encontro teve o objetivo de captar pessoas com perfil de governança para integrar o Programa Afluentes, que após lançado, será um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa.

Na ocasião, foram apresentadas algumas das ações do plano de concessão e os projetos sociais que vão caminhar em conjunto com as obras para garantir fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A equipe também ouviu o relato dos moradores sobre os principais problemas enfrentados na região como falta de água, de redes de esgoto, de coleta de lixo, carência de acessibilidade, urbanização, entre outros.

Segundo o presidente da associação, Wallace Pereira, o abastecimento irregular de água é recorrente e aflige a comunidade com gravidade, onde alguns dos 32 sub-bairros chegam a ficar até 15 dias sem água.

 “Como desdobramento dessa situação, alguns moradores retiram a boia da caixa d’água para aumentar o volume de água, o que colabora com o desperdício. Em contrapartida, há domicílios que não possuem caixa d’água, o que impossibilita o armazenamento de água nos momentos de escassez.”, disse Wallace.

As lideranças comunitárias destacaram que devido à falta de água, durante os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19, muitos não puderam seguir as recomendações dos órgãos sanitários, como higienizar as mãos.

Em relação ao esgotamento sanitário, a situação mais crítica apontada pelos participantes do encontro foi a da Rua Zé do Foguete, situado na parte baixa do morro ao lado de toda a extensão do valão. Muitas vielas próximas a este ponto apresentam esgoto a céu aberto.

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio tem feito visitas diárias em comunidades da capital para identificar lideranças com perfil para integrar o Afluentes, que funcionará como um atendimento personalizado e prioritário para as lideranças comunitárias na identificação e solução de problemas.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.