Notícia
Programa recebeu lideranças comunitárias de sete bairros da capital
A Águas do Rio recebeu, nesta segunda-feira (25/10), cerca de 50 líderes comunitários do município do Rio de Janeiro para o lançamento do programa Afluentes. O evento reuniu representantes de associações de moradores dos bairros da Pavuna, Vasco da Gama, Inhaúma, Anchieta, Guadalupe, Vila Kosmos e Benfica.
Durante o encontro, o superintendente da concessionária na regional Rio Capital, Sinval Andrade, apresentou aos líderes a estrutura de atendimento da nova empresa de água e esgoto e os investimentos previstos para a cidade. As lideranças também tiveram a oportunidades de colocar algumas demandas, entre elas, a falta de água, pouca manutenção nas redes de esgoto e dificuldade de atendimento em bairros mais afastados, como a Pavuna.
“Nunca tivemos uma empresa que fizesse esse contato prévio com a gente. O panorama que vimos aqui hoje é o melhor possível. Estamos muito animados por sermos ouvidos”, disse Elza Lopes, líder comunitária da Pavuna.
Através do Afluentes, a concessionária se aproxima dos moradores e constrói uma relação de confiança com as lideranças, que vai contribuir para agilidade e qualidade dos serviços prestados.
A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio conta com 11 especialistas em relacionamento comunitário que, mesmo antes do início da operação, estão identificando as pessoas com representatividade local. “Precisamos conhecer as particularidades de cada comunidade e as pessoas que serão os multiplicadores das informações para que ações sejam realizadas de forma efetiva. Assim conseguimos trabalhar temas como o consumo consciente da água, a importância do tratamento do esgoto, bem como o benefício da tarifa social gerando impacto positivo” detalhou Tâmara Motta, coordenadora do trabalho social.
Na capital, a Águas do Rio será responsável pela distribuição da água e o serviço de coleta e tratamento de esgoto em 124 bairros, atendendo a uma população de quase 5 milhões de pessoas. Apenas nos próximos cinco anos, serão investidos cerca de R$2,3 bilhões em saneamento, levando qualidade de vida à população carioca.