Comunicado

Ver notícia

Fornecimento de água foi impactado em áreas de Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Miracema, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e Saquarema

A Águas do Rio informa que, em razão das condições do tempo no estado do Rio de Janeiro, há impactos no fornecimento de água em diversas regiões atendidas pela concessionária nesta quarta-feira (17/12).

Na Baixada Fluminense, para controle da qualidade da água captada em alguns mananciais, a Cedae paralisou a operação do Sistema Acari e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, o que ocasionou a suspensão do abastecimento em bairros de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados. Ainda na região, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Taquara, que atende partes de Duque de Caxias, e as Unidades de Tratamento (UTs) Santo Aleixo e Piabetá, responsáveis pelo abastecimento de áreas de Magé, também tiveram a operação interrompida. Essas unidades estão sob gestão da Águas do Rio.

Em São Gonçalo, no Leste Fluminense, o bairro de Inoã está com o abastecimento suspenso em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica para um importante sistema de bombeamento da concessionária. A queda de energia também afeta a operação de uma estação de tratamento de água, sob gestão da Rio+Saneamento, que abastece Barra de São João, em Casimiro de Abreu, no interior do estado.

Em Saquarema, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica para duas estações de tratamento de água sob gestão da Águas do Rio. Na região de Jaconé, a energia já foi restabelecida, possibilitando a retomada gradual da produção e da distribuição de água. Já nas localidades de Sampaio Corrêa e Basiléa, a estação de tratamento segue com a operação suspensa.

Ainda no interior fluminense, o abastecimento está comprometido em Cachoeiras de Macacu e no distrito de Venda das Flores, em Miracema, devido à alteração dos parâmetros necessários para a captação de água nos mananciais dessas localidades, como reflexo da forte chuva registrada.

Em comunicado divulgado, a Cedae informou que equipes técnicas monitoram as condições dos mananciais para viabilizar a retomada da operação dos sistemas paralisados. O mesmo ocorre na Águas do Rio, que aguarda também o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.

Assim que a operação dessas unidades for normalizada, a distribuição de água nas regiões afetadas entrará em processo de normalização gradativa, que pode levar 72 horas ou mais em algumas áreas, especialmente nas regiões mais elevadas e localizadas nas extremidades do sistema de distribuição.

Até que o fornecimento seja plenamente normalizado, a concessionária orienta os moradores a utilizarem de forma consciente a água armazenada em cisternas e caixas d’água, priorizando atividades essenciais e evitando o consumo elevado.

Regiões afetadas:

  • Cachoeiras de Macacu: todo o município
  • Casimiro de Abreu: Barra de São João
  • Belford Roxo: Bairro Vasco, Itaipu, Jardim do Ipê, Lote XV, Nova Aurora, Parque Amorim, Parque dos Ferreiras, Shangri-La, Vale do Ipê e Wona.
  • Duque de Caxias: Amapá, Aviário, Barro Branco, Campos Elísios, Capivari, Chácaras Arcampo, Chácaras Rio–Petrópolis, Chuno, Cidade dos Meninos, Cidade Parque Paulista, Cângulo, Equitativa, Ferreira, Figueira, Guararapes, Imbariê, Império, Jardim Anhangá, Jardim Ana Clara, Jardim Dayse, Jardim Nat, Jardim Primavera, Lamarão, Mantiquira, Meio da Serra, Nossa Senhora do Carmo, Nova Campinas, Parque Barão do Amapá, Parque Eldorado, Parque Panorama, Parque Vitória, Pilar, Santa Cruz, Santa Cruz da Serra, Saracuruna, São Bonfim, São Judas Tadeu, Taquara, Vila Actura, Vila Alzira, Vila Maria Helena, Vila Operária (Xerém), Vila Rosário, Vila Santa Alice, Vila Santa Cruz, Vila Sapê, Vila Urussai e Xerém.
  • Japeri: todo o município
  • Magé: BNH (Santo Aleixo), Campo Grande, Capela, Centro de Piabetá, Cidade Horário, Corumbá, Fazenda Sobradinho, Figueira (partes), Gandé, Ilha (partes), Jardim Esmeralda, Jardim Novo Horizonte, Malrimarce, Nova Marília, Parque Humaitá, Parque São Jorge, Saco (partes), Santo Aleixo, São Geraldo, São Paulo (Buraco da Onça) e Vila Santo Antônio.
  • Miracema: Venda das Flores
  • Nova Iguaçu: Adrianópolis, Austin, Boa Esperança, Botafogo, Caiçara, Caioaba, Carlos Sampaio, Carmary, Cerâmica, Cobrex, Corumbá, Figueira, Genenciano, Grama, Iguaçu Velho, Jaceruba, Jardim da Posse, Jardim Natal, Jardim Real, Jardim São Vicente, Líbano, Miguel Couto, Nossa Senhora de Fátima, Nova América, Nova Brasília, Parque Ambai, Parque Flora, Parque São Carlos, Ponto Chique, Posse, Rancho Fundo, Recantus, Rio d’Ouro, Santa Rita, Tinguá, Três Corações, Vila de Cava, Vila Fluminense, Vila Guarita, Vila Guimarães e Vila Operária.
  • Queimados: Camarim, Do Carmo, Fanchem, Fátima, Jaceruba, Jardim Queimados, Jardim Tri-Campeão, Luiz de Camões, Olaria, Paraíso, Rio d’Ouro, Roncador e Três Pontes.
  • São Gonçalo: Ipiíba
  • Saquarema: Basiléa, Jaconé e Sampaio Corrêa

A Águas do Rio segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.