Notícia

Ver notícia

Águas do Rio moderniza serviço em 30 conjuntos habitacionais e vilas

A conta de água agora tem nome e sobrenome em Brás de Pina. Roldaã de Carvalho Cairrão, de 68 anos, síndico de um condomínio na Zona Norte carioca, é um dos moradores que já percebem os efeitos positivos da força-tarefa da Águas do Rio para instalar hidrômetros individuais em locais onde havia cobrança por meio de conta única que era dividida por vizinhos de forma igual. O serviço, que assegura que cada morador pague apenas pelo que realmente consome, já mudou o dia a dia de centenas de famílias que vivem em comunidades formadas por vilas e condomínios.

Morador do mesmo condomínio há 25 anos, Roldaã lembra que antes da implantação dos novos medidores as discussões eram frequentes, já que todos dividiam a mesma conta. “Era uma confusão. Uns gastavam mais, outros menos, e todo mundo pagava igual. A gente tentava economizar, mas sempre surgiam desentendimentos”, relembra.

A situação mudou com a substituição do sistema coletivo de medição por um quadro único com hidrômetros independentes para cada imóvel. Até o fim deste ano, a concessionária do grupo Aegea continuará expandindo o programa de individualização, com foco em Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz e Méier, bairros com grande número de imóveis cadastrados como vilas.

“Agora, cada um tem sua conta em seu nome. É bom saber que você paga pelo que realmente usa e ainda controla o consumo. A convivência melhorou, e a tranquilidade voltou para o condomínio”, destaca Roldaã.

No bairro do Sampaio, Vanessa dos Santos Cordeiro comemora um avanço que vai além da economia: pela primeira vez, ela tem uma conta de água registrada em seu nome. “Estou feliz da vida esperando a minha primeira conta chegar, porque botei alguma coisa no meu nome. Para matricular meus filhos na escola era uma burocracia danada, e eu sempre precisava pagar por declaração e reconhecimento de firma. Agora é oficial, é só mostrar a conta. Isso prova que a gente existe e tem direito como qualquer outra pessoa”, afirma.

Vanessa mora na Rua Valentim da Fonseca, em uma vila que recebeu a ampliação da rede de abastecimento e a instalação de hidrômetros individuais. Além da praticidade, a obra trouxe um novo senso de cidadania, já que a conta de água em seu nome pode ser usada como comprovante de residência em serviços públicos, facilitando matrículas escolares, cadastros e o acesso a benefícios sociais.

Transparência e eficiência

Segundo José Roberto Areal, coordenador comercial da Águas do Rio e responsável pelo planejamento das ações, o projeto representa um avanço em transparência e eficiência. “A instalação de hidrômetros próprios vai além de medir o consumo. Ela devolve ao cliente o poder de gerir sua conta, estimula o uso consciente da água e aproxima o morador da empresa. É uma iniciativa que promove justiça e melhora o atendimento, já que os equipamentos estão padronizados e de fácil acesso para as equipes de campo.”

Outra inovação é o uso de hidrômetros fabricados sem componentes metálicos e sem valor comercial, o que ajuda a prevenir furtos e garante a precisão da medição. Somente entre janeiro e agosto deste ano, mais de oito mil equipamentos foram instalados ou substituídos em diferentes regiões do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...