Comunicado
Estatal vai suspender por 18 horas a produção de água. Moradores da Capital e Baixada devem reservar água
A Cedae anunciou que o Sistema Guandu terá a operação interrompida no dia 25 de novembro (terça-feira) para a realização de uma manutenção preventiva. De acordo com a estatal, das 2h às 20h, haverá a suspensão da produção de água, com impactos no abastecimento em áreas atendidas pela Águas do Rio na Capital (Centro e zonas Norte e Sul) e na Baixada Fluminense. Moradores devem reservar água para atividades essenciais.
- Regiões afetadas: Centro e zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro e os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti
Tradicionalmente feita às vésperas do verão, a parada programada do Guandu visa preparar as estruturas do sistema para o período de maior consumo de água. De acordo com a Cedae, durante o período de interrupção, serão instalados novos equipamentos e realizados ajustes técnicos, inspeções de segurança, revisão e substituição de peças, além da limpeza de estruturas que não podem ser acessadas com a operação normal.
A Águas do Rio vai aproveitar esse período de 18 horas de paralisação do sistema para dar sequência às ações previstas em seu programa de modernização e melhoria no sistema de abastecimento de água na Baixada e Capital.
Recomendações à população
A normalização do fornecimento de água tratada terá início assim que a Cedae restabelecer 100% da produção no Sistema Guandu, ação prevista para ocorrer até às 2h do dia 26/11. No entanto, o processo de recuperação do abastecimento é gradual e poderá levar 72 horas — ou mais — especialmente em áreas elevadas, situadas nas pontas do sistema ou afetadas por eventuais ocorrências durante a etapa de regularização do serviço.
A Águas do Rio orienta os moradores a se prepararem para o período, armazenando água para necessidades básicas e adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do sistema. O abastecimento emergencial por caminhão-pipa será priorizado para unidades de saúde, como hospitais e clínicas de urgência e emergência.
A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
