Notícia

Ver notícia

Novo sistema beneficia cerca de 1,5 mil moradores do bairro da Zona Norte

Durante anos, a rotina de moradores de Irajá, na Zona Norte carioca, começava antes do amanhecer: era preciso acordar de madrugada para encher baldes e garantir o mínimo de água em casa. Hoje, essa cena faz parte do passado dessas pessoas, que agora contam com abastecimento regular em suas residências.

Isso foi possível após a instalação, na Travessa Oeiras, de um novo booster (bomba que aumenta a pressão da água nas tubulações, garantindo que o abastecimento chegue adequadamente a áreas mais altas ou distantes) e de uma obra de extensão da rede de água. A iniciativa da Águas do Rio beneficiou cerca de 1,5 mil pessoas que, por mais de 40 anos, enfrentaram irregularidades no fornecimento.

Abigail de Lima, de 73 anos, que vive na Rua Barão de Jaguari há mais de seis décadas, é moradora de uma das vias mais altas e íngremes da região. Ela relembra as dificuldades enfrentadas e confessa que já não tinha mais esperança de ter água encanada em casa.

“Antes, eu pegava um balde e uma vasilha grande, colocava na cozinha e esse era meu reservatório. Carreguei muita água na vida. Ia buscar na rua de baixo, enchia os latões e depois dividia nos baldinhos para conseguir fazer as coisas em casa. Foram mais de 40 anos assim. Eu até aproveitava a água da roupa suja pra lavar a casa e usar na descarga. Já teve vezes em que a água caiu na caixa e, na correria pra dar conta de tudo antes que acabasse, cheguei a levar dois tombos fazendo as tarefas. Nem acredito que agora, depois de tantos anos, finalmente tenho água em casa”, afirma.

A dona de casa não foi a única a enfrentar esse tipo de situação. Mônica da Silva, de 57 anos, relata que muitas vezes precisou deixar de usar a descarga do banheiro por causa da falta d’água.

“Eu moro aqui há 30 anos e sempre foi assim. Mesmo com uma bomba em casa, não adiantava. Como o quintal é grande, eu só varria e esperava a chuva para poder coletar água e usar na limpeza da área externa e dos banheiros. Quando lavava roupa, separava por cores: a água usada nas roupas claras eu reaproveitava para lavar as escuras. E assim fomos vivendo todos esses anos até as obras da Águas do Rio chegarem aqui. Hoje conseguimos fazer nossos afazeres diários com mais tranquilidade, mas sempre com consciência”, declara a aposentada.

Mais 40 mil beneficiados até o fim do ano

De acordo com João Paulo Coelho, coordenador de Operações da concessionária, o trabalho em Irajá é resultado de um planejamento das equipes de água e do investimento em bombas de grande porte, os chamados boosters.

“Além da instalação do booster, que auxilia no transporte da água pelas tubulações, especialmente nas áreas mais altas, realizamos a extensão de 104 metros de rede. Foram meses de estudos e trabalho em campo com nossas equipes para garantir que o abastecimento chegasse com pressão adequada a todas as casas dessa localidade”, reforça.

A iniciativa de implantação dos boosters faz parte do plano de expansão do sistema de abastecimento da Águas do Rio e já beneficiou cerca de 180 mil pessoas na Zona Norte desde o início da concessão, em 2021. Até o fim de 2025, a expectativa é alcançar mais 40 mil moradores com novos equipamentos em bairros como Vila da Penha, Ilha do Governador, Pavuna, Madureira, Brás de Pina, Coelho Neto, Irajá e Riachuelo.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.