Notícia
Concessionária serviu mais de 12 mil litros de água no evento e participou de debates sobre equidade e valorização do papel feminino
Arte, cultura, diversidade e resistência. Foi isso que participantes de diferentes países e regiões do Brasil encontraram ao se reunirem no Complexo da Maré, na Zona Norte carioca, para acompanhar a 3ª edição do Festival WOW Rio – Mulheres no Mundo. O evento, que ocorreu entre 24 e 26 de outubro, debateu o enfrentamento às desigualdades econômicas e sociais, os desafios climáticos da atualidade, formas de estimular o empreendedorismo feminino e ações de promoção da diversidade e da equidade de gênero nos territórios.
A Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, apoiou o encontro com diversos pontos de hidratação espalhados pelo conjunto de favelas. Foram servidos mais de 12 mil litros de água gelada ao longo dos três dias. O WOW é um movimento global fundado em 2010, e Rio de Janeiro é a única cidade da América Latina a realizar o festival desde 2018.
Irene Oliveira, de 63 anos, é moradora da Maré desde pequena. A aposentada, que trabalhava como operadora de máquina, aproveitou a oportunidade para adquirir conhecimento. Entre uma atividade e outra, ela parou em um dos bebedouros para se refrescar:
“A água está geladinha e me deu o ânimo que eu precisava para acompanhar o festival com energia.”

Quem também utilizou um dos pontos de hidratação para fazer uma pausa foi a intérprete Andrea Moretto, de 54 anos, que veio do interior de São Paulo para trabalhar no evento. Segundo ela, a presença da Águas do Rio foi essencial:
“Por conta da minha função, eu falo muito, o tempo todo. Por isso, beber água de vez em quando é fundamental para não deixar a garganta seca.”

O time de Responsabilidade Social da concessionária ainda promoveu duas sessões da atração teatral infantil “Doutora H²O e a Galera da Água”, cujo objetivo foi estimular a conscientização ambiental nas crianças. A ação também contou com a presença do mascote Azulino.


Inspirar e abrir caminhos
Tamara Fideles, gerente comercial da Águas do Rio, foi convidada para participar do painel “Compartilhando Trajetórias”, no WOW Rio. Com uma trajetória marcada por resiliência e aprendizados, ela defende que liderança vai muito além de ocupar cargos — é sobre inspirar, transformar e abrir caminhos para outras mulheres.
Engenheira, pós-graduada e participante de programas de aceleração de mulheres negras, ela lidera equipes que atendem mais de 1,4 milhão de pessoas em comunidades do Rio, sendo um exemplo do poder da diversidade e da liderança com propósito.

“Foi uma experiência incrível! Tive a oportunidade de contar um pouco da minha trajetória e debater as dificuldades que as mulheres pretas, em especial as mulheres pretas periféricas, enfrentam para ascender social e economicamente. Me sinto honrada em poder representar a Águas do Rio nesse espaço, uma empresa que valoriza a diversidade e promove a equidade”, afirmou Tamara.
Analista de Responsabilidade Social da empresa, Brenda Vitória Pacífico também participou do festival. Ela integrou a roda de conversa “Entre cartografias e reinvenções: identidades faveladas em movimento”, espaço que utilizou para falar, com base na sua formação como bióloga com bacharelado em ecologia, sobre identidade e pertencimento a partir da perspectiva da mulher preta e favelada, no território da Maré.
“Foi uma troca viva sobre quem somos, de onde viemos e as muitas formas de reinventar nossas existências faveladas. Tive a oportunidade de compartilhar um pouco sobre mim e sobre o território que me forma, a Maré, e, ao mesmo tempo, ouvir outras vivências”, contou Brenda.

