Comunicado

Ver notícia

Previsão é normalizar o fornecimento nas próximas 72 horas em São Gonçalo e Itaboraí, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, na capital. Moradores devem fazer uso consciente da água até a normalização do abastecimento

A Cedae informou que concluiu a manutenção anual preventiva no Sistema Imunana-Laranjal às 21h horas desta quinta-feira (16/10). De acordo com a estatal, à 1h45 desta sexta-feira (17/10), a produção de água foi 100% restabelecida.

Com a retomada do sistema, as redes de distribuição estão sendo preenchidas, e o fornecimento de água já começa a ser gradualmente regularizado nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, na capital. A previsão é que, em até 72 horas, o abastecimento esteja normalizado nessas localidades do Leste Fluminense. A exceção são áreas elevadas, pontas de rede e regiões onde forem detectadas ocorrências neste período.

Após uma longa paralisação no sistema, como a realizada pela Cedae, devido à variação da pressão da água no interior das tubulações, no momento da retomada do fornecimento, podem surgir ocorrências pontuais, como vazamentos. O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que monitora e controla as operações da concessionária 24 horas por dia, está com efetivo reforçado e atenção redobrada para atuar e mobilizar equipes, imediatamente, para os lugares onde for necessário.

Até que o abastecimento seja integralmente normalizado, a empresa orienta que a água de cisternas e caixas d’água seja utilizada apenas nas atividades essenciais, com o adiamento de tarefas que demandam alto consumo. O abastecimento alternativo, por meio de caminhões-pipas, está sendo priorizado para o atendimento de hospitais, clínicas e serviços essenciais.

Ações de melhoria

Durante a paralisação da Cedae, a Águas do Rio realizou 18 ações visando a melhoria operacional e estrutural do sistema de distribuição de água. Equipes atuaram em intervenções que não poderiam ser feitas em outro momento, sem impactos no abastecimento.

Entre os principais serviços executados, destacam-se a substituição de válvulas de tubulações e reservatórios estratégicos e a modernização de importantes sistemas de bombeamento, como o Booster Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e o Booster Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.

“Essas ações são fundamentais para garantir mais eficiência e segurança no sistema de abastecimento. Aproveitamos o período da parada para realizar melhorias essenciais, com o menor impacto possível para a população. Agora, neste período de retomada do fornecimento, é muito importante que todos façam uso consciente da água, evitando desperdício e atividades que consomem grandes volumes. Reforço que o retorno do fornecimento é gradual”, destaca Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.

Em caso de dúvidas, a concessionária está à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.