Notícia
Famílias passam a pagar pelo próprio consumo e garantem comprovante de residência em seu nome
Ter um comprovante de residência em seu próprio nome pode parecer algo comum. Mas, para muitas pessoas que ainda não têm esse documento, uma fatura com a identificação pessoal representa um passo importante na formalização de sua moradia e um item essencial para acessar serviços e benefícios.
Para um grupo de pessoas que residem na rua Graça Melo, no bairro de Cavalcanti, Zona Norte do Rio de Janeiro, essa conquista representa a concretização de um pedido antigo. O morador Maurício Marins, 57 anos, é um dos que enfrentaram essa dificuldade. O técnico em gastronomia esperou por mais de duas décadas para ter o hidrômetro de sua residência individualizado em um quintal dividido entre quatro casas.

“Durante anos, dividimos uma única conta de água entre as casas do terreno, porque só havia um hidrômetro para todos. Por muito tempo tentamos individualizar, mas nunca conseguimos. Quando acionamos a Águas do Rio, fomos atendidos rapidamente e finalmente tivemos nosso pedido realizado. Agora, posso acompanhar o meu consumo, pagar apenas pelo que uso e o principal: ter uma conta em meu nome, o que é fundamental para que exerça meu direito como cidadão”, declara Maurício.
A atuação da concessionária, com equipes especializadas para atender demandas de vilas residenciais, tem sido essencial para viabilizar a individualização dos hidrômetros e garantir mais autonomia e dignidade às famílias atendidas.
“Nosso trabalho é identificar e atender às necessidades desses clientes. A individualização da conta não é apenas uma solução técnica, é uma ferramenta de inclusão social. Garantir que cada cliente tenha sua conta no próprio nome e pague pelo que consome é, acima de tudo, promover cidadania. Só de janeiro até a metade deste ano, já realizamos mais de 500 serviços desse tipo na Zona Norte”, afirma Diogo Medeiros, supervisor da empresa.
