Comunicado

Ver notícia

A Águas do Rio informa que identificou, na madrugada desta terça-feira (26/11), o rompimento de uma adutora na Rua das Opalas, em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio. Equipes operacionais e da área de Responsabilidade Social foram mobilizadas e atuam no local desde o final da madrugada. Os profissionais realizam o reparo emergencial na tubulação e oferecem suporte e acolhimento aos moradores afetados.

A ocorrência foi na 2ª Adutora de Ribeirão das Lajes, um dos sistemas produtores de água que contribui para o abastecimento nos municípios do Rio de Janeiro, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados.

Em Japeri, o fornecimento está mantido através da Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri e pela 1ª Adutora de Ribeirão das Lajes, que seguem operando.

Em Queimados, a 1ª Adutora de Lajes mantém a distribuição de água para o Distrito Industrial e os bairros Jardim Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdoriosa, além de partes de Coimbra e Vista Alegre.

Já nas demais localidades de Queimados, assim como em Nova Iguaçu e no Rio de Janeiro, o abastecimento está suspenso devido ao rompimento e à manutenção anual preventiva que a Cedae realiza hoje no Sistema Guandu. Este último, sozinho, é responsável pela produção de água para 80% da Capital e Baixada, e teve a operação suspensa à 0h. A previsão é que o sistema volte a operar até às 22h.

Além das localidades mencionadas, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti também estão com o abastecimento suspenso por conta da manutenção no Sistema Guandu. A previsão é que o fornecimento nestes municípios entre em processo de normalização após o restabelecimento integral da produção de água no Guandu.

Já nas regiões que recebem água do Guandu, mas também de Lajes, essa regularização do fornecimento começará a ocorrer com a finalização do reparo realizado pela concessionária em Rocha Miranda. Devido à ocorrência, a Águas do Rio solicitou à Cedae que reduza o fornecimento através do Sistema Ribeirão das Lajes, visto que uma de suas adutoras encontra-se inoperante. Com o término do reparo, a empresa pedirá o restabelecimento da produção integral de água neste sistema.

A concessionária lembra que o processo de normalização do abastecimento ocorre sempre de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas, pontas das redes de distribuição e locais onde forem detectadas ocorrências neste período.

Aos clientes com o abastecimento afetado, a Águas do Rio orienta que façam uso da água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até regularização do abastecimento. A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.