Serviços Programados

Ver notícia

Na próxima terça-feira (22/10), abastecimento ficará impactado em partes da Capital e Baixada Fluminense em virtude de parada programada. Reserve água para as atividades essenciais

O sistema produtor de água de Ribeirão das Lajes, sob gestão da Cedae, terá a operação paralisada, na próxima terça-feira (22/10), da 0h às 20h, a pedido da Light, que realizará neste dia a sua tradicional manutenção anual preventiva no Complexo Hidrelétrico de Lajes. Durante o período da interrupção programada, a Águas do Rio aproveitará para instalar 20 equipamentos estratégicos em tubulações de grande porte que cortam a Capital e a Baixada Fluminense, ações que integram o programa de melhoria do abastecimento da concessionária.

“A gente vem instalando desde o início do ano válvulas de controle de pressão e vazão no sistema de distribuição que passam pela nossa área de atuação. Esses equipamentos aumentarão a segurança operacional, contribuindo para uma redução dos casos de rompimentos e vazamentos, e nos permitirão realizar um fornecimento de água mais regular. São medidas importantes para uma empresa que tem o compromisso de reduzir as perdas no sistema e universalizar o abastecimento de água”, explicou o diretor de operações da concessionária, Diógenes Lyra.

Entre as principais intervenções previstas pela empresa, está a instalação de dois conjuntos hidráulicos, que, juntos, pesam mais de 50 toneladas, na 1ª Adutora de Ribeirão das Lajes, uma tubulação de 1,75 metro de diâmetro que transporta água da Baixada até o Reservatório Pedregulho, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Os serviços serão realizados em trechos distintos da adutora, sendo um no bairro KM-32, em Nova Iguaçu, onde será instalado um conjunto com 30 metros de extensão e mais de 15 toneladas, e o outro em Guadalupe, no Rio, onde será instalado um conjunto com 24 metros e 27 toneladas. “Os serviços que vamos executar são complexos e dependem que as tubulações estejam secas. Essa janela da parada programada nos dá essa oportunidade”, afirmou Lyra.

Impactos no abastecimento

Devido à paralisação do Sistema Ribeirão das Lajes, na próxima terça-feira (22/10), o abastecimento em partes das cidades do Rio de Janeiro, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados ficará intermitente, podendo ocorrer interrupções temporárias e pontuais.

Municípios afetados:

  • Rio de Janeiro: Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Cachambi, Caju, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cidade Universitária, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Estácio, Flamengo, Gamboa, Glória, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras, Madureira, Mangueira, Manguinhos, Maré, Marechal Hermes, Maria da Graça, Olaria, Oswaldo Cruz, Penha, Penha Circular, Pilares, Praça da Bandeira, Ramos, Riachuelo, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Saúde, Tomás Coelho, Turiaçu, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos
  • Japeri: Engenheiro Pedreira, Bananal, Caramujos, Das Granjas, Dos Eucaliptos, Marajoara, Mucajá, São Cosme e São Damião, Vila Guandu, Cidade Sr Do Bonfim
  • Nova Iguaçu: partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes
  • Queimados: Distrito industrial, Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdariosa e partes de Coimbra e Vista Alegre

Após a conclusão da manutenção da Light e retomada da operação do Sistema Ribeirão das Lajes pela Cedae, prevista até às 20h, o fornecimento de água nestas localidades será normalizado, de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo nas pontas das redes de distribuição, regiões elevadas ou locais onde forem detectadas ocorrências durante o processo de retomada do abastecimento. 

Em função disso, a Águas do Rio orienta os seus clientes a se planejarem para o período, mantendo reserva de água em cisternas e caixas d’água para as atividades essenciais e adianto as tarefas que demandem alto consumo até a regularização do fornecimento.

Programa de Melhoria do Abastecimento

Essa ação faz parte do Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio que tem como objetivo gerir melhor o sistema de fornecimento de água para levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento. Até novembro deste ano, a concessionária instalará 266 válvulas inteligentes em pontos estratégicos. O equipamento permitirá a separação das tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região.

A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.