Comunicado
Queda de 11% na produção de água afeta o abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, na Capital.
O Sistema Imunana-Laranjal, sob gestão da Cedae, está operando com 89% da capacidade máxima, nesta sexta-feira (27/09). Reflexo do longo período de estiagem que afeta o Estado do Rio de Janeiro, a diminuição na produção de água ocasiona uma redução no abastecimento de São Gonçalo, Itaboraí (água bruta), Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, na Capital.
A captação de água para o Sistema Imunana-Laranjal é realizada pela Cedae no Canal de Imunana, formado pelos rios Guapiaçu e Macacu, e localizado no município de Guapimirim. Segundo a estatal, com a previsão de chuvas para hoje e amanhã (28/9), há expectativa de aumento na produção de água do sistema.
Neste período de impactos no abastecimento, a Águas do Rio orienta os seus clientes a manterem reserva de água em cisternas e caixas d’água para as atividades prioritárias, evitando tarefas não essenciais que demandem grande consumo. A companhia segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.