Notícia

Ver notícia

Obra permite que 100 imóveis do distrito de Casimiro de Abreu possam ter acesso à água tratada e regularizada pela primeira vez

A extensão de uma rede de abastecimento de água mudou o dia a dia de moradores e comerciantes de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. De acordo com a Águas do Rio, a obra, que se estendeu por um trecho de mais de mil metros, tem capacidade de beneficiar cerca de 100 imóveis residenciais e comerciais dos bairros Santa Irene e Jardim Miramar.

Israel Marques tem 63 anos, 53 deles vividos no Jardim Miramar. Além de saúde, dignidade e qualidade de vida, ele acredita que ter água tratada na torneira de casa com regularidade é sinônimo de progresso:

“Quando vim morar aqui eram só três casas construídas. E sem abastecimento. Furei cinco pontos no meu terreno para encontrar água. Agora, com a chegada de uma nova rede, já solicitei à Águas do Rio uma ligação, pois isso representa crescimento para a nossa cidade”, disse Israel, que trabalha fazendo frete.

Nos dois bairros, funcionários do setor comercial da concessionária têm visitado moradores e comerciantes para falar sobre a importância de estarem conectados à rede pública. Eles também oferecem condições especiais de pagamento para a ligação da água, o que, inclusive, pode ser parcelado. A solicitação pode ser feita pelos canais de atendimento da empresa, como o 0800 195 0 195, ou na loja da Águas do Rio na Rua Major Samuel Barreira, 87, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Famílias de baixa renda também podem pedir a inclusão na Tarifa Social. Caso os requisitos necessários sejam atendidos, o cadastro estará concluído, e o consumidor passará a receber o benefício na fatura seguinte. 

Moradora do Santa Irene, Márcia Silva comemorou quando viu a conta no seu nome: “É muito bom estar legalizada e mais ainda ter água boa e tratada. Sabemos que, agora, qualquer problema tenho a quem recorrer”, disse a nova cliente.

Melhorias no sistema de distribuição

A Águas do Rio informou ainda que vem investindo em melhorias constantes no sistema, por meio da troca de tubulações antigas que obstruíam facilmente a passagem da água. A companhia também implantou equipamentos de monitoramento e realiza manutenções preventivas, além de constantemente checar a vazão em vários trechos da cidade.

Segundo Bernardo Pereira, supervisor de Eletromecânica da companhia, o investimento mais recente foi a instalação de mais dois pontos de controladores de pressão (PCP), ambos utilizando placas solares, que fazem a conversão da luz do sol em energia elétrica. Os PCPs servem para monitorar a pressão na rede 24 horas por dia.

“O objetivo é evitar o desabastecimento e o rompimento de redes. A utilização das placas solares é uma solução diante das dificuldades de operar em áreas mais isoladas que sofrem com o fornecimento irregular de energia elétrica, além, é claro, de trabalharmos com energia sustentável, o que é bom para o meio ambiente. Incluiremos este mesmo modelo em outros 50 locais nos 12 municípios onde operamos no interior, como Itaocara, Cambuci, Cantagalo e Rio Bonito”, explicou Bernardo.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.