Notícia

Ver notícia

A substituição da rede de água beneficiou mais de 100 moradores do bairro da Vila da Penha

Durante 30 anos, os moradores da rua Engenheiro Pinho, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio, enfrentaram problemas graves de abastecimento e precisaram adaptar suas rotinas. Com pouca água nas torneiras, era necessário escolher entre lavar roupa, louça e até mesmo tomar banho ou cozinhar.

Mesmo com a ajuda de bombas caseiras, a água não tinha força para chegar nas cisternas e caixas d’água e a solução era improvisar, como conta Roberto Queiroz, 65 anos, morador da rua:

“Tentei diversos caminhos e fiz muitas obras em casa para conseguir ter água, mas não tinha resultado. Tínhamos que esperar a madrugada para encher galões e reservar água, pois o abastecimento que tinha era muito fraco. Às vezes tínhamos que escolher qual atividade doméstica poderíamos fazer por conta da falta de água. E assim, eu e minha família vivemos durante 30 anos”, declara Roberto.

Outro morador, Marcelo Traveiros, de 56 anos, relembra que se acostumou a monitorar o nível do reservatório do prédio para tentar garantir água nos apartamentos do prédio onde é síndico.

“Essa questão da falta de água sempre foi um problema enorme pra todo mundo aqui na rua. Como a cisterna do nosso prédio é grande, eu não passei metade do sufoco que a maioria do pessoal, mas antes da obra, eu vivia monitorando o nível de água na tentativa de não deixar faltar pros moradores do condomínio”, comenta o síndico.

A rede de distribuição de água que abastecia a rua tinha um problema histórico de obstrução, pois era antiga e estava enferrujada. O supervisor de Operações Adam Mesquita explicou que, para que a água chegasse regularmente e com boa pressão nas residências, foi necessário realizar a troca da tubulação.

“Depois de muitos estudos do local, conseguimos realizar a obra de substituição de 182 metros de rede e isso trouxe uma melhoria significativa para cerca de 100 moradores que agora têm água com pressão adequada”, afirma Adam.

Agora Roberto comemora o fato de poder realizar suas atividades diárias sem preocupações e receber seus filhos e o neto em sua casa com tranquilidade.

“Antes da atuação da Águas do Rio, minha filha vinha me visitar com meu neto e não podia nem trazer a banheirinha dele, pro caso de precisar dar banho nele aqui. Agora, já posso receber minha família tranquilamente, com conforto”, declara Roberto.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.