Notícia

Ver notícia

Estudantes aproveitam a Semana do Meio Ambiente para conhecerem a tecnologia implantada pela Águas do Rio

Para aumentar a eficiência operacional em unidades de tratamento de água, a Águas do Rio implantou em Itaocara e Aperibé, no Noroeste Fluminense, um moderno sistema de produção de hipoclorito de sódio, produto responsável pela desinfecção e que é o último estágio antes de a água chegar aos imóveis. Com a substituição do uso do cloro em granel, o novo método representa maior segurança operacional e, principalmente, ambiental, já que utiliza como matéria-prima o sal grosso.

“O processo é simples, com sal, água e energia elétrica para produzir o hipoclorito de sódio. Agora, a produção e a dosagem da solução são automatizadas, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto. A função do cloro é eliminar agentes patogênicos, como vírus e bactérias, e por este motivo ele está presente em todas as unidades de tratamento de água da concessionária. Sua utilização é indispensável”, explicou Rafael Gulinelli, supervisor de tratamento de água da empresa.

Em Itaocara, o sistema tem capacidade de produzir, em média, 274 litros de hipoclorito por hora; já em Aperibé são 137 litros. Ele traz também como vantagem a estabilidade do nível do cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em todo o sistema de distribuição, pois este produto químico é um agente oxidante que destrói microrganismos patogênicos causadores de doenças transmitidas pela água, como a cólera, a febre tifoide, a hepatite A e a disenteria.

A implantação do gerador faz parte do planejamento de melhorias contínuas da concessionária. Há planos para implantação em outras unidades.

Conhecendo o sistema de perto

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Águas do Rio recebeu alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Gente Miúda. A ideia é que eles conhecessem a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Aperibé, por meio do programa ‘Portas Abertas’.

O grupo percorreu a ETA e conheceu cada etapa do processo de tratamento. “Achei muito legal. Nós aprendemos de que maneira a água chega aqui e como ela fica limpa antes de seguir para as nossas casas”, disse o estudante Davi Siqueira.

Segundo a professora de Ciências Monique Ribeiro, a visita foi simbólica, especialmente por ter acontecido numa semana em que se discute a preservação ambiental.

“Nossa cidade é banhada pelo Rio Pomba, um recurso hídrico tão importante. Aqui eles puderam ver na prática como é difícil tratar a água. Há tantos municípios brasileiros sem acesso a água potável, e aqui nós temos que valorizar o trabalho de vocês, da Águas do Rio, que garantem uma água de qualidade nas torneiras de casa”, finalizou.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos