Comunicado
A produção de água tratada no Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, permanece reduzida, nesta sexta-feira (23/02). Segundo a companhia estadual, no final da manhã, o sistema operava com 95% da capacidade. Na madrugada de quinta-feira (22/02), as recentes chuvas na Baixada causaram alterações na qualidade da água bruta captada no Rio Guandu, levando a estatal a reduzir para 80% a produção de água na estação de tratamento.
Em função dessa redução no principal sistema de abastecimento da Capital e Baixada, responsável por 80% da água distribuída, a concessionária esclarece aos seus clientes que segue impactado o fornecimento nos municípios do Rio de Janeiro (Centro e zonas Norte e Sul), Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
A normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, em até 72 horas, após a retomada integral da produção de água tratada no Sistema Guandu, ainda sem previsão. A Águas do Rio orienta os seus clientes a reservar a água de cisternas e caixas d’água para as atividades prioritárias neste período, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp.