Notícia
Válvula fabricada pela Águas do Rio ajuda no fornecimento de água para mais de 540 mil pessoas na Zona Norte carioca
Tecnologia e eficiência dentro de casa. Foi essa a premissa que impulsionou na oficina mecânica da Águas do Rio, na Pavuna, a fabricação de peças em aço carbono responsáveis por viabilizar a instalação de uma válvula de 1,2 m de diâmetro numa importante adutora do Rio de Janeiro. Durante 15 dias, uma equipe composta por cinco soldadores trabalhou na criação dessa peça para que ela pudesse ajudar no serviço de fornecimento de água a cerca de 544 mil pessoas na Zona Norte carioca.
O equipamento foi instalado durante a última parada do Sistema Guandu, em novembro, num trecho da Adutora Urucuia Silva Vale que fica no bairro de Tomás Coelho. Somente essa tubulação de grande porte leva água para 18 bairros da Zona Norte.
“Essa válvula tem um sistema tecnológico que permite a operação a distância, no Centro de Operações Integradas (COI) da empresa, no Centro do Rio. Ela vai contribuir para reduzir os períodos de interrupção do abastecimento nos casos de manutenções, o que significa que os clientes dessas localidades serão menos impactados”, explicou Fábio Dias, gerente de Operações.
Funcionário da oficina desde 2021, o engenheiro Marcos Luiz ressalta a importância de ter uma estrutura interna para realizar esse tipo de serviço.
“Essa válvula foi feita sob medida. Nós ganhamos agilidade e, certamente, fomos mais assertivos na projeção da peça, pois conhecemos o sistema e pudemos garantir que detalhes específicos atendessem às necessidades”, reforçou Marcos.