Comunicado
A Cedae informou que a produção no Sistema Imunana-Laranjal, sob sua responsabilidade, foi reduzida, novamente na madrugada deste sábado (07/10), devido à nova oscilação no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Enel. O serviço já foi restabelecido e, nesta manhã, a operação do sistema está sendo retomada de forma gradual.
As últimas ocorrências afetaram o prazo divulgado pela Águas do Rio para normalização da distribuição de água em São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro. A regularização do fornecimento, antes dos picos de energia, prevista até a madrugada de segunda-feira (09/10), agora deverá ocorrer somente no final da noite do dia 9, podendo levar mais tempo em regiões elevadas e nas pontas de rede do sistema de abastecimento.
Até que o fornecimento seja plenamente regularizado, a concessionária orienta aos seus clientes residenciais e comerciais que mantenham reservada para atividades prioritárias a água presente em cisternas e caixas d’água, adiando atividades que demandem alto consumo.
Operado pela Cedae, o Sistema Imunana-Laranjal fornece a água utilizada pela Águas do Rio para distribuição nestas localidades. Nesta quinta (05/10), a companhia estadual paralisou a operação do sistema para realizar a tradicional manutenção anual preventiva, um preparativo para o verão, período em que aumenta o consumo de água. A nova ocorrência registrada na madrugada de hoje ocorreu durante o período de retomada do abastecimento, após o retorno da produção integral na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal.
A Águas do Rio ressalta que segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.