Notícia

Ver notícia

Maior evento da área no Brasil teve o apoio e a participação da Águas do Rio

De janeiro a abril deste ano, a construção civil liderou a criação de empregos formais no Brasil, conforme dados do Ministério do Trabalho. Foram mais de 121 mil empregos gerados, impulsionados pelo mercado imobiliário e por obras públicas de infraestrutura. O reflexo deste cenário positivo foi a Rio Construção Summit, maior evento do setor no país, que acabou nesta quinta-feira (21/9) e teve o apoio e a participação da Águas do Rio. O encontro reuniu mais de 200 especialistas nacionais e internacionais, divididos em quatro palcos simultâneos, compartilhando mais de 80 horas de conteúdo.

Mas não é apenas a construção civil que tem potencial para revolucionar o mercado de trabalho no Brasil. Seguindo o mesmo caminho está o saneamento básico. De acordo com estudo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), o Brasil pode gerar 1,5 milhão de postos de trabalho se investir os R$ 893,3 bilhões previstos no setor até 2033 – o foco é a universalização dos serviços de água e esgoto.

O tema foi debatido na mesa redonda “Novos Investimentos em Saneamento: Oportunidades para o Setor da Construção”. Nela, o diretor de Engenharia da Águas do Rio, Ricardo Bueno, falou sobre os desafios diante do pioneirismo do Estado do Rio de Janeiro ao conceder os serviços de saneamento por blocos. A conversa contou ainda com a participação de Guilherme Mendonça, do BNDES.

Para Ricardo, o diferencial da atuação da Águas do Rio está, entre outros fatores, na valorização do cenário e dos agentes econômicos e empresariais locais. “Não falamos somente das mais de 8 mil vagas que criamos em quase dois anos de atuação. Temos também toda uma cadeia produtiva se movimentando a partir das concessões de saneamento. Do fornecimento de alimentação até de uniformes, estamos falando de empregos, renda e arrecadação de impostos”, frisou.

Para além do desenvolvimento econômico, Bueno lembrou ainda dos retornos ambientais, muitos deles já possíveis de serem vistos. “O investimento em saneamento não é uma expectativa. É uma realidade, e a nossa parte está posta, é para amanhã, não para muitos anos à frente”, ponderou.

O Rio Construção Summit também tratou temas como a diversidade em setores econômicos importantes. Na roda de conversa “Diversidade, Equidade e Inclusão”, que aconteceu no auditório Águas do Rio do evento, o superintendente responsável pela capital, Sinval Andrade, falou sobre o programa Respeito Dá o Tom, que chega ao sexto ano de implantação nas concessionárias da Aegea.

“O programa promove palestras, rodas de conversa e ações de RH, atuando de acordo com o objetivo 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre a redução da desigualdade racial no mercado de trabalho”, explicou Sinval.

Segundo ele, o Respeito Dá o Tom é o grande responsável pela empresa como um todo ter um olhar diferenciado para a questão da diversidade. “Hoje, dos 8 mil funcionários, 4,5 mil são moradores de comunidades. Dentro da Águas do Rio, 62% dos nossos profissionais são negras e negros, e temos metas claras e estabelecidas: atingir, até 2030, a marca de 27% de negros em negras em cargos de liderança e de 45% de mulheres no nosso quadro de gestão. Estamos no caminho de atingir isso antes mesmo do prazo estipulado”, finalizou.

A roda contou com a participação da diretora do Programa de Integração Social e Econômica da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Michelle Barron; a consultora trabalhista da Álya, Luciene Romanelli; e do gerente de Ética e Conformidade da Shell América Latina, Ruan Santos.

Rio Summit

Organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), o evento atraiu mais de 6 mil pessoas entre 19 e 21 de setembro. Nele,  empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, representantes do poder público e estudantes debateram, no Píer Mauá, na Região Portuária do Rio, temas sobre a indústria da construção e o mercado imobiliário.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.