Notícia
Obras realizadas pela Águas do Rio beneficiam famílias do bairro Jacutinga
Há 47 anos, a família da dona de casa Rosângela Gleice Pereira convivia com o improviso para garantir o mínimo abastecimento de água em casa. A história da moradora do bairro Jacutinga, em Mesquita, na Baixada Fluminense, começou a mudar após intervenções realizadas pela Águas do Rio.
“Nunca tivemos rede oficial de água potável. Durante muito tempo precisamos dar nó em pingo d’água para sobreviver, carregando baldes e furando poços artesianos. Chegamos a criar uma rede improvisada, o que me entristecia muito, pois minha família faz questão de agir de forma correta. Agora, a gente sabe que está bebendo uma água tratada, vamos pagar nossa conta direitinho e resgatar a nossa autoestima. A vida mudou”, comemorou Rosângela.
As obras de assentamento de rede realizadas na Rua Ângela beneficiaram cerca de 50 moradores. “Mais do que observar números, estamos com olhos de lupa voltados para as pessoas. Essa obra de pequeno porte realizada em Mesquita está mudando a vida da família da Rosângela e da vizinhança. É um serviço essencial que devolve a dignidade”, disse Felipe Esteves, diretor-executivo da empresa.
Desde que assumiu a concessão, mais de 117 mil moradores de Mesquita foram beneficiados com o assentamento e substituição de redes de água, além da recuperação de sistemas de bombeamento (boosters), elevatórias e reservatórios. Em 2022 foram implantados e substituídos mais de três quilômetros de rede de água. Para 2023 está prevista a instalação de uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) e melhorias operacionais em três Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) no município.