Notícia
Obras de implantação de 1,4 km de rede beneficiarão cerca de 500 pessoas do bairro Engenheiro Pedreira
“Vim morar em Engenheiro Pedreira há mais de 50 anos, naquela época não tínhamos água nem luz. A região foi se urbanizando, mas ainda sofríamos com a falta d’água. Não tínhamos dinheiro para ficar comprando galões, e cada morador começou a furar seu poço. A gente sabia que a água podia não ser confiável e, por isso, lutava por rede oficial. Finalmente, o dia chegou. Agora, tenho a garantia de beber uma boa água”. As memórias são de José dos Reis Alves, de 72 anos, aliviado e satisfeito pelas obras da Águas do Rio que começam a mudar vidas em Japeri, na Baixada Fluminense.
O idoso acompanha de perto os trabalhos dos profissionais do Programa Vem Com a Gente (VCG). As intervenções incluem 1,4 km de assentamento de rede, o que vai garantir o fornecimento de água tratada para aproximadamente 500 pessoas de Engenheiro Pedreira.
Com atendimento complementar ao das lojas físicas e foco na prestação de um serviço qualificado, os colaboradores estão capacitados para entender a realidade dos moradores, oferecendo atualização dos dados dos clientes, troca de titularidade, vistorias, renegociação de débitos e cadastro na tarifa social.
O trabalho para universalizar o fornecimento de água e o sistema de coleta e tratamento de esgoto em áreas urbanas é a principal meta da Águas do Rio. O diretor-executivo Felipe Esteves, que atua na Baixada Fluminense, explica que, a partir de estudos e sondagens, especialistas identificam locais onde ainda não existem redes oficiais e trabalham para implantá-las. Ainda segundo ele, onde já existem, profissionais realizam serviços para melhorar e ampliar o abastecimento.
“O desafio é enorme, mas cada um de nós sabe a importância do trabalho que executa. Por isso, temos conseguido avançar. Relatos como o do seu José são comuns na Baixada Fluminense, região com problemas históricos de abastecimento. Nosso trabalho inclui técnica, investimento, tecnologia, mas eu ouso dizer que, além de tudo isso, somos movidos pela paixão e a alegria de testemunhar a mudança na vida das pessoas”, concluiu Felipe.