Notícia

Ver notícia

A única estação de esgoto da cidade vai beneficiar mais de 4 mil pessoas

Os moradores da cidade de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, têm muito o que celebrar. Nesta terça-feira (13/6), a Águas do Rio e a Prefeitura Municipal reinauguraram a Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Pinhão. A unidade, que estava inoperante e com problemas estruturais, foi revitalizada e colocada em operação, passando a tratar até 8,4 litros de esgoto por segundo.

“Assim que chegamos no município, unimos esforços para colocar em operação a única estação de esgoto da região. Apesar da reinauguração estar sendo realizada agora, a unidade já estava em funcionamento desde o ano passado, mas precisava passar por obras estruturais. Além da ETE, oito estações de bombeamento (elevatórias) também foram reformadas para que o esgoto fosse direcionado para a ETE”, explica o diretor-executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra.

O esgoto para tratamento recebido na ETE Pinhão é proveniente dos bairros Pinhão e parte de Bandeirantes. Com a estação em funcionamento, o equivalente a 2.2 mil caminhões-pipa de esgoto passa a ser tratado na unidade, contribuindo para a vida de mais de 4 mil moradores dessas regiões e com a preservação do meio ambiente.

Para o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas, a empresa tem o objetivo de levar água e tratar esgoto para todas as cidades onde atua.

“Estamos em 27 municípios no estado do Rio de Janeiro e com o compromisso de atender todas as pessoas que fazem parte da nossa área de atuação. Para nós, não importa o tamanho da cidade, queremos deixar um legado, mudar a realidade das pessoas, transformar vidas levando dignidade, saúde e qualidade de vida para todos”, afirma Pedro, ressaltando também que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tanguá foi totalmente revitalizada e está recebendo visitas de especialistas e alunos de instituições de ensino de toda a região leste para conhecer o processo do tratamento água através do programa De Portas Abertas.

Para o prefeito da cidade, Rodrigo Medeiros, além dos importantes benefícios relacionados às questões de saúde pública, a reinauguração da ETE – Pinhão também corrobora com a preservação do meio ambiente.

“A reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pinhão, que também atende aos moradores do bairro Bandeirantes, coincide com o mês de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, celebrado no último dia 5, e vem corroborar com essa tão importante pauta”, disse Medeiros.

“Quando a residência não está ligada a uma rede de esgoto, os efluentes são despejados diretamente nos rios, lagos e oceanos, poluindo fontes de água e contribuindo para a propagação de doenças. Em função disso, o tratamento de esgoto tem impactos sociais e ambientais diretos para a população como um todo. Agradeço, em nome de toda a população tanguaense, pelos esforços empreendidos pela Concessionária Águas do Rio para a recuperação dessa ferramenta de tão grande importância para a saúde humana e preservação do meio ambiente”, completou ele.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...