Notícia

Ver notícia

‘De Olho no Óleo’, programa da Águas do Rio, tem o objetivo de evitar o descarte do material na rede de esgoto

Prática comum e que parece inofensiva, descartar o óleo de cozinha usado no ralo da pia pode provocar sérios impactos – não só na rede pública de esgoto, como também no meio ambiente. O material, quando misturado com água e outros materiais, entope tubulações, causando estragos ao sistema de esgotamento sanitário. Atenta a isso, a Águas do Rio levou o programa “De Olho no Óleo” para Rio Bonito, na Região Metropolitana. Na cidade, serão dez pontos de coleta espalhados por associações de moradores, escolas e na loja de atendimento da concessionária.

A iniciativa foi lançada pela empresa no início do mês, quando endereços da Zona Sul da capital fluminense passaram a receber o material para descarte. Ainda neste ano, outros 11 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea do estado vão receber o “De Olho no Óleo”.

“Estamos avançando com o programa e estabelecendo parcerias para, no segundo semestre, lançarmos em cidades onde atuamos e assim alcançarmos o maior número de pessoas conscientes da necessidade do descarte correto do óleo usado”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Simony Dias.

O lançamento em Rio Bonito aconteceu na Escola Municipal Raulbino Pereira de Mesquita em celebração ao mês do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. A ação contou com várias atividades e a apresentação do espetáculo teatral “Cuidando das Águas dos Rios”, da companhia Lona na Lua. Guilherme Martins, aluno do 1º ano, sabe como aproveitar o óleo. “Meu pai usa o óleo velho para fazer sabão”, disse o estudante. 

O programa em Rio Bonito é uma parceria com a prefeitura local e a Cooperativa de Trabalho com Óleo (Cooperioleo), que ficará responsável pela coleta, transporte e destinação adequados. O secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Murilo Balbino, pontuou a importância da parceria.

“Esse projeto é mais um avanço na política ambiental do nosso município. Trata-se de uma ação de extrema importância para proteção dos nossos mananciais”, disse ele.

Moradores da cidade poderão deixar, em garrafas PET, o óleo usado nos seguintes locais:

– Loja de atendimento da Águas do Rio (Rua Nilo Peçanha, 130, Centro de Rio Bonito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h);

– Escolas municipais parceiras do programa;

– Associações de moradores parceiras do programa.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados