Notícia
Palestra foi oportunidade de reconhecer o que são práticas racistas e apontar formas de combatê-las dentro e fora do trabalho
Os funcionários da Superintendência de Comunidades da Águas do Rio receberam, nos dias 24 e 25 de maio, o treinamento de letramento racial ABC da Raça, parte do programa de diversidade da concessionária Respeito Dá o Tom. Na palestra, ministrada pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR), foram discutidos temas como o racismo em situações do dia a dia, colorismo e a maneira como os negros são lidos pela sociedade brasileira.
“Como a empresa tem a política de zero tolerância às práticas racistas, é importante essa discussão no sentido de as pessoas perceberem as pequenas práticas racistas, no seu ambiente de trabalho, no seu momento recreativo, quando baixamos um pouco a guarda. O encontro foi muito interessante. Os colaboradores efetivamente participaram fazendo perguntas, trazendo alguma situação vivida por eles e, principalmente, estavam muito abertos a escutar e a se perceber nesse contexto”, comemora Waleska dos Santos, Analista de Responsabilidade Social e membro do Comitê Respeito Dá o Tom.
Jorge Ferreira, Agente de Saneamento da Águas do Rio, participou do ABC da Raça e conta que trabalhou em muitos lugares, mas foi a primeira vez que teve acesso a uma discussão desse tipo. “A palestra foi muito boa! Nunca participei de um evento parecido em outras empresas. Eu percebi que a educação que dei aos meus filhos está correta”.
Para a Gerente de Responsabilidade Social de Comunidades, Syvia Passos, o evento foi uma “oportunidade para toda a equipe aprender e dialogar sobre racismo. A palestra contribuiu para levar o assunto para a vivência pessoal de cada um, fortalecendo ainda mais o nosso compromisso de inclusão em todas as esferas”.