Notícia

Ver notícia

Ações envolvem bate papo sobre a importância do saneamento e visitas com foco na preservação ambiental formando multiplicadores de boas práticas

Considerando que o ambiente escolar é um espaço potencializador de mudanças, a Águas do Rio aproveitou o Dia Mundial da Água e está levando para as escolas municipais da capital carioca atividades de sensibilização sobre saneamento e preservação ambiental. A programação, que se estende ao longo do mês, irá contar com a participação de mais de mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com potencial de serem multiplicadores, carinhosamente chamados de “embaixadores do saneamento”

“A criança é um agente transformador na sociedade. Ela é capaz de conscientizar suas famílias a adotarem novos hábitos de consumo e isso diz respeito à forma como usamos a água dentro de casa e como descartamos os resíduos. Por isso, enquanto empresa, quando entramos em sala de aula com o Programa Saúde Nota 10, junto com professores, estamos desempenhando o nosso papel de contribuir com um futuro mais sustentável”, destaca a Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Tamara Motta.

No roteiro de atividades está o Espaço Ecos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, que é mantido pela concessionária em parceria com o biólogo Mário Moscatelli, que receberá no dia 28 os alunos da Escola Municipal Cuba, que fica na Ilha do Governador. Este mesmo grupo ainda irá participar de uma roda de conversa sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado, conduzida pela equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

“Esta é uma excelente oportunidade para que contribuam com a divulgação de que o descarte deste resíduo não deve ser feito na pia e nem no vaso sanitário. Quando é jogado diretamente nestas tubulações provoca obstruções e compromete o funcionamento das redes de esgoto e de captação da água de chuva, além disso, reflete na poluição dos corpos hídricos. Sensibilizar esses pequenos estudantes vai fazer a diferença no futuro” reforça Marcelo Farinha, Analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, que comenta que também será apresentado o processo pelo qual a água passa até que chegue nas torneiras dos imóveis.

A programação conta ainda com um bate-papo sobre conservação marinha, em parceria com o Projeto Ilhas do Rio, que possibilita que alunos observem a biodiversidade aquática na coleção do Museu Nacional da UFRJ. No dia 15, foi a vez dos alunos do Ciep Samuel Wainer, na Tijuca, e dia 30 serão os estudantes da Escola Municipal Antônio Pereira, que também irão participar de jogos educativos.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.