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População pôde tirar dúvidas sobre abastecimento de água e regularização cadastral 

 

Os moradores da comunidade do Tijuaçu, localizada no Alto da Boa Vista, participaram nesta quinta-feira (06/01), de uma reunião com representantes da Águas do Rio. No encontro, eles receberam informações sobre as obras que vão garantir o abastecimento de água tratada na região e tiraram dúvidas sobre regularização cadastral e tarifa social.

 Situada em um dos pontos mais altos do Rio de Janeiro e próxima ao Parque Nacional da Tijuca, a comunidade do Tijuaçu tem cerca de 700 casas abastecidas por antigas redes que foram construídas pelos próprios moradores para captar água direto do Rio do Açude.

 O gerente operacional Bruno Mendonça explicou como funcionam os sistemas de saneamento básico nas regiões já atendidas pela Águas do Rio e o gerente Comercial, Guilherme Passos, o passo a passo das ações para o cadastramento e regularização dos moradores.

 Para Renato Cardoso, presidente da Associação de Moradores, a comunidade nunca recebeu grande atenção do poder público e, apesar de o sistema ter garantido a sobrevivência da comunidade por décadas, a qualidade da água sempre foi ruim.

 

 “Devido ao aspecto barrento não podemos beber ou cozinhar com a água que sai da torneira. Isso faz a qualidade ser péssima. Quando uma mangueira ou cano rompe é o morador que faz o conserto. Esperamos décadas por mudanças e não acreditava que seria possível até a Águas do Rio chegar e iniciar suas obras”, conta o presidente da associação.

 Moradora há 30 anos do Tijuaçu, a aposentada Célia das Graças Rodrigues, conta que sempre precisou comprar garrafas de água mineral para beber. Ela e seus vizinhos não conseguiam ter filtros devido à turbidez. “O filtro caseiro não atende a nossa necessidade para ter uma água clara. Então para beber não dava. Apenas o banho e afazeres domésticos como lavar roupa ou louça. Com esse sistema novo vai ficar ótimo.”, disse Célia.

Para o Diretor Superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, a reunião tem o propósito de aproximar a empresa da população. “Estamos aqui para ouvir as demandas dos moradores e garantir transparência nas ações da concessionária. Um trabalho grande foi feito na região e estamos abertos para ouvir e atender os moradores”, disse Campos.

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