Notícia

Ver notícia

População pôde tirar dúvidas sobre abastecimento de água e regularização cadastral 

 

Os moradores da comunidade do Tijuaçu, localizada no Alto da Boa Vista, participaram nesta quinta-feira (06/01), de uma reunião com representantes da Águas do Rio. No encontro, eles receberam informações sobre as obras que vão garantir o abastecimento de água tratada na região e tiraram dúvidas sobre regularização cadastral e tarifa social.

 Situada em um dos pontos mais altos do Rio de Janeiro e próxima ao Parque Nacional da Tijuca, a comunidade do Tijuaçu tem cerca de 700 casas abastecidas por antigas redes que foram construídas pelos próprios moradores para captar água direto do Rio do Açude.

 O gerente operacional Bruno Mendonça explicou como funcionam os sistemas de saneamento básico nas regiões já atendidas pela Águas do Rio e o gerente Comercial, Guilherme Passos, o passo a passo das ações para o cadastramento e regularização dos moradores.

 Para Renato Cardoso, presidente da Associação de Moradores, a comunidade nunca recebeu grande atenção do poder público e, apesar de o sistema ter garantido a sobrevivência da comunidade por décadas, a qualidade da água sempre foi ruim.

 

 “Devido ao aspecto barrento não podemos beber ou cozinhar com a água que sai da torneira. Isso faz a qualidade ser péssima. Quando uma mangueira ou cano rompe é o morador que faz o conserto. Esperamos décadas por mudanças e não acreditava que seria possível até a Águas do Rio chegar e iniciar suas obras”, conta o presidente da associação.

 Moradora há 30 anos do Tijuaçu, a aposentada Célia das Graças Rodrigues, conta que sempre precisou comprar garrafas de água mineral para beber. Ela e seus vizinhos não conseguiam ter filtros devido à turbidez. “O filtro caseiro não atende a nossa necessidade para ter uma água clara. Então para beber não dava. Apenas o banho e afazeres domésticos como lavar roupa ou louça. Com esse sistema novo vai ficar ótimo.”, disse Célia.

Para o Diretor Superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, a reunião tem o propósito de aproximar a empresa da população. “Estamos aqui para ouvir as demandas dos moradores e garantir transparência nas ações da concessionária. Um trabalho grande foi feito na região e estamos abertos para ouvir e atender os moradores”, disse Campos.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.