Notícia
‘Saúde Nota 10’ é apresentado na Escola Municipal Capistrano de Abreu
O meio ambiente foi destaque na feira de ciências anual da Escola Municipal Capistrano de Abreu, na comunidade do Horto. Localizada no entorno do Rio dos Macacos, a escola participou do ‘Saúde Nota 10’, programa de educação ambiental que integra o projeto ‘Esse Rio é Meu’. O objetivo é engajar os jovens com ações educativas voltadas à preservação dos rios da capital.
Alunos do 7º ano foram estimulados a pensar sobre coleta e tratamento de esgoto e sobre destinação do lixo. O coordenador pedagógico, Wallace Berto, reforçou a importância de ações com a finalidade de desenvolver nos alunos a responsabilidade social, ética, cidadania e cuidados ao meio ambiente.
“A importância do ‘Esse Rio é Meu’ aqui na escola foi enorme. Os alunos tomaram ciência do valor que o Rio dos Macacos – que passa praticamente na porta da nossa escola – tem para a região do Horto. Isso muda a relação deles com a natureza”, conta Wallace.
Uma das atividades praticadas foi a pescaria de materiais não recicláveis. O exercício consiste em um grande tapete com a estampa de um rio, onde a equipe distribui em cima dele materiais não recicláveis como latas de refrigerante, embalagens de biscoito etc., para que os alunos possam pescar e fazer o descarte correto em latas de lixo de metal, papel ou plástico.
Ao longo deste ano, o time de Responsabilidade Social da Águas do Rio elaborou práticas educativas que visam, principalmente, à compreensão das questões socioambientais que impactam diretamente a vida das pessoas que moram ao redor dos rios da cidade.