Notícia
Equipamento mais eficiente aumenta a pressão na rede de distribuição do município da região Serrana
Superar a gravidade e fazer com que a água chegue com força em regiões mais altas ou distantes do ponto de distribuição é um desafio para todas as concessionárias de saneamento. Em São Sebastião do Alto, cidade em que o próprio nome reforça sua característica geográfica, não é diferente. Desde que assumiu as operações na cidade, a Águas do Rio vem investindo em melhorias em todo o sistema a fim de oferecer a melhor experiência aos altenses.
Em novembro, a concessionária substituiu a bomba responsável por pressurizar a rede que abastece o reservatório principal e que leva água, por exemplo, ao bairro Santa Irene, um dos pontos mais elevados da cidade. O equipamento instalado pela operadora anterior não tinha força suficiente para fazer com que a água tratada chegasse até o reservatório responsável pelo abastecimento local. Para garantir a regularidade no fornecimento de água, a unidade era abastecida com auxílio de caminhões-pipa.
A falta desse tipo de veículo no trânsito chamou a atenção de moradores. “O abastecimento melhorou, mas o que eu percebi foi que não passam mais caminhões-pipa por aqui”, surpreendeu-se o carteiro Cezar da Costa.
Quem também aprovou a melhoria foi a dona de casa Mônica Marinho. “Eu já fiquei sem água aqui, mas tem tempo que percebi que não faltou mais nenhum dia”, comentou a moradora do bairro Santa Irene.
A melhoria operacional reflete a preocupação da Águas do Rio em oferecer serviço de qualidade para a população. “Trocamos a bomba por uma com a potência necessária, que mantém o reservatório sempre cheio, minimizando possíveis problemas e reforçando a oferta de água tratada com regularidade para a população”, finaliza o supervisor operacional Edvaldo Wermelinger.