Notícia
Grupo visitou o Espaço EcOS, na Lagoa Rodrigo de Freitas
“Então é a Águas do Rio que está fazendo todas essas melhorias? Eu não sabia disso!”, falou com surpresa Dona Glória Maria Ferraz, de 70 anos, durante a visita de seu grupo de idosos do Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) ao Espaço EcOS, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao constatar a água transparente do cartão postal da cidade afirmou: “fico feliz em saber que não tem mais esgoto sendo jogado nesse lugar incrível, que merece ser bem cuidado, assim como nós, cariocas”.
Na visita, o grupo conheceu as exposições “Lagoa Vive” e “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!”, que integram a programação do espaço educativo. Às margens da lagoa também aprenderam sobre a revitalização do ecossistema feita pelo projeto Manguezal da Lagoa, do biólogo Mário Moscatelli, que há um ano conta com o apoio da concessionária Águas do Rio.
“Acredito que essa visita tenha proporcionado uma experiência muito significativa para esses idosos. São pessoas que viram a degradação da lagoa acontecer e agora podem presenciar a sua recuperação. É incrível ter visto a emoção e a surpresa deles”, relata Marcelo Farinha, da equipe de Responsabilidade Social da empresa, responsável por levar o grupo de idosos em situação de vulnerabilidade.
Além do apoio ao projeto Manguezal da Lagoa, a Águas do Rio vem atuando no esgotamento sanitário de toda a região, evitando que as águas sejam poluídas. Com isso, a qualidade da lagoa melhora a cada dia e os animais começaram a reaparecer. Por essa razão, os idosos puderam observar algumas espécies de aves que estão retornando ao ecossistema, como os curiosos colhereiros com bico em forma de colher, quero-quero, socozinho e os novos habitantes: garça-azul e algumas espécies de caranguejos, como guaiamum, aratu-vermelho e marinheiro.