Notícia

Ver notícia

Em um Tech-Truck, a exposição, patrocinada pela Águas do Rio e Instituto Aegea, promoverá experiências sensoriais e reflexão sobre o ciclo da água. Primeira parada será em Belford Roxo

 

Proporcionar experiências impactantes é a melhor forma de conscientizar. Imagine então um caminhão itinerante, com atividades sensoriais, obras artísticas interativas, óculos 3D e cinema ao ar-livre. Essa é a proposta da exposição gratuita “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, com um Tech-Truck repleto de atividades que, de forma lúdica, falam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio-ambiente. A iniciativa, patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, pela Águas do Rio e Instituto Aegea, percorrerá oito municípios da área de atuação da concessionária, começando por Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no dia 1º de setembro.

“Promover a conscientização e a proteção ao meio ambiente é um dos pilares da Águas do Rio. Nos preocupamos com o futuro e com o legado que deixaremos, por isso nossas metas vão além da universalização do acesso à água e à coleta e tratamento do esgoto. Essa ação, junto com tantas outras, como a Glocal Experience, dão amplitude para a importância do desenvolvimento sustentável e a formação de gerações cada vez mais conscientes do seu papel no cuidado com o nosso planeta”, ressalta o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Uma das obras artísticas que integram a exposição é a “Água ao Longo da História”. A relação do ser humano com a água é contada através de cinco réplicas em miniatura, sendo elas, Roda D’Água, Barco da Vinci, Aqueduto, Hidroelétrica e Estação de Tratamento de Água (ETA). Já no “Água no Mundo”, uma composição de um aquário, que representa a Terra, três torneiras e três recipientes cilíndricos, demonstram o pouco volume de água disponível para consumo humano em relação ao total de água da superfície terrestre.

No “Muiraquitã e o Ciclo da Vida”, um vídeo de realidade virtual visualizado a partir de óculos 3D, mostra uma aventura que se inicia em uma nascente ao meio à floresta. O espectador é conduzido por uma perereca chamada Muiraquitã, em uma viagem de canoa que percorre o rio mostrando vários elementos como a floresta, a formação dos rios, o ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e a poluição das águas.

Com a primeira parada na Praça Heliópolis, em Belford Roxo, o Tech-Truck permanecerá no local de quinta (1/09) a domingo (4/09). Nos dias de semana, a exposição receberá crianças e jovens de escolas da rede pública da região, das 8h às 12h e das 14h às 17h. No fim de semana as atividades serão abertas ao público geral, das 14h às 18h, com direito a cinema, a partir das 18h30, em filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões.

De Belford Roxo, no mês de setembro, o caminhão seguirá para Queimados, posteriormente Japeri e Nova Iguaçu. Em novembro, será a vez de São João de Meriti, Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí. O programa Olho D” Água seguirá no próximo ano, passando por outras cidades como Cordeiro e Miracema

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...