Notícia
Programa de educação ambiental da Águas do Rio promove conscientização e mobiliza jovens estudantes de sua área de atuação
Alunos da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos, localizada no bairro Boqueirão, em Rio Bonito, participaram do lançamento do programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio, nesta sexta-feira (12). A ação contou com palestra educativa, conduzida pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária, sobre o ciclo da água na natureza, além de cada etapa do processo de tratamento para que a água saia das torneiras dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“O Saúde Nota 10 é um programa bem completo. Além das palestras também realizamos outras atividades, como o ‘Embaixadores do Saneamento’, que é um grande jogo de tabuleiro com informações sobre saneamento básico. Os participantes se tornam ‘peças do jogo e avançam as casas’ quando respondem as perguntas corretamente. É uma maneira lúdica e muito eficaz de disseminar informações importantes para auxiliar na educação ambiental dos estudantes” – comentou Simony Dias, Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio.
Saúde Nota 10
O projeto Saúde Nota 10, implementado pela Águas do Rio em toda sua área de atuação, irá oferecer atividades para mais de 140 mil estudantes de escolas públicas, conscientizando e mobilizando quanto a questões ambientais, tendo como pano de fundo o saneamento básico.
A iniciativa proporciona aos professores e alunos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos. Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.