Notícia

Ver notícia

Colaboradores da Baixada Fluminense participaram de treinamentos para detecção de vazamentos d’água não visíveis 

 

A Águas do Rio promoveu nos dias 21 e 22 de julho, treinamento teórico e prático de utilização do Geofone Eletrônico de Processamento Digital, para as equipes operacionais de todas as superintendências da concessionária. O encontro foi realizado na base Campinho, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Carlos ministrando aula prática sobre Geofone

A capacitação tem como objetivo qualificar os colaboradores para o uso das tecnologias de ponta e, assim, reduzir o índice de perdas d’água nas redes de abastecimento da área de atuação da empresa. “Dentre algumas das tecnologias abordadas, o Geofone é utilizado para detectar vazamentos não visíveis em ruas e avenidas, escutando o som característico da água saindo da tubulação, pois trata-se de um equipamento que amplifica o ruído, ou seja, um aparelho constituído de um microfone mega sensível”, explicou Carlos Dezan, técnico que ministrou o curso.

Thiago usando o  equipamento pela primeira vez

Durante o treinamento, além da configuração e uso do equipamento, foi abordada a metodologia de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis nas tubulações. “O conhecimento adquirido aqui é de suma importância para a operação do sistema de abastecimento, visto a possibilidade de encontrarmos os vazamentos que não afloram, gerando desperdício para a empresa e principalmente para a população. Identificar estas perdas, agora é possível, graças a esta tecnologia”, disse Thiago Pereira, analista operacional e atuante nos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

Segundo o gerente de Operações da Águas do Rio, Leonardo Canto, é fundamental investir na capacitação das equipes. “Procuramos incentivar nossos profissionais a participarem de cursos e treinamentos, pois conhecimento nunca é demais. Dessa forma, garantimos grandes benefícios para empresa e para a população. No treinamento, os colaboradores aprenderam como identificar vazamentos mais complexos, além de fraudes e a localização de dispositivos metálicos. Tenho certeza de que iremos melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pela Águas do Rio”, afirma ele que é responsável pela operação na Baixada Fluminense.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.