Notícia

Ver notícia

Concessionária implantou 390 metros de tubulação para distribuir água no bairro Santa Clara

A máquina retroescavadeira e o caminhão do ‘Vem Com a Gente’, programa de ampliação de redes de abastecimento da Águas do Rio, davam indícios de que havia obra sendo realizada no bairro Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. Feliz com a chegada de água tratada encanada, Gilmar Meireles relembra o quanto foi preciso improvisar e gastar dinheiro para ter água em casa. “Aqui, todos nós temos poço artesiano, mas a água não dá para ser usada para praticamente nada. Evitei lavar o banheiro para não manchar o piso branco. Tomar banho nem pensar! Gastava cerca de 100 reais todo mês para beber água e tomar banho sem preocupação” – contou o comerciante que mora há 12 anos no local.

Gilmar Meireles mostra o terreno dele, onde será realizada uma ligação de água da concessionária.

Para mudar essa realidade, a Águas do Rio entrou em cena e realizou uma obra para beneficiar mais de 120 pessoas, que passam a ter água tratada ao abrirem as torneiras. Ao todo a concessionária implantou 390 metros de rede de distribuição. “Eu coloquei hidrômetro há pouco tempo na minha casa. A água que chega parece mineral! Por isso, eu não pensei duas vezes e vou colocar no meu outro imóvel, onde estão fazendo obra essa semana” – vibrou Gilmar.

A Águas do Rio fornece água tratada dentro dos níveis de potabilidade estabelecidos pela portaria 888 do Ministério da Saúde. Para isso, a concessionária cumpre um rigoroso controle de qualidade, que inclui rotina diária com coleta e análise da água que chega aos moradores pela rede de distribuição. Para além das medidas determinadas pelo Governo Federal, a concessionária orienta os moradores a fazerem a limpeza dos reservatórios a cada 6 meses para evitar que a sujeira acumulada no fundo da caixa d’água e/ou cisterna altere a qualidade da água que sai das torneiras dos imóveis dos clientes.

“O objetivo do programa ‘Vem Com a Gente’ é fazer um atendimento itinerário, complementar ao da loja comercial da concessionária, para agilizar as melhorias nos sistemas de água e esgoto. As equipes também fazem outros serviços como atualização dos dados dos clientes, troca de titularidade, vistorias, renegociação de débitos, cadastro na tarifa social, troca de hidrômetros, modernização dos cavaletes, entre outros” – explicou o supervisor do programa em São Francisco de Itabapoana, Josias Braz.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água