Notícia

Ver notícia

Sistema de captação de água bruta do rio Pomba foi desobstruído

 

O sistema de abastecimento de Miracema voltou a funcionar na noite desta terça-feira (18), fornecendo água tratada para toda cidade de forma gradativa. O reinício da operação da estação de tratamento aconteceu, após a conclusão do trabalho de desobstrução da área de captação de água bruta do rio Pomba.

Durante a ação para retomar as atividades operacionais, a Águas do Rio substituiu a bomba que foi afetada com o temporal, utilizou retroescavadeira e teve o apoio de um mergulhador profissional. Em função dessa manutenção emergencial, que começou na segunda-feira (17), o fornecimento de água tratada ficou prejudicado em todos os bairros.

Prefeito de Miracema se reúne com representantes da Águas do Rio

Prefeito de Miracema se reúne com representantes da Águas do Rio

No final dessa manhã, representantes da Águas do Rio se reuniram com o prefeito de Miracema, Clovinho Tostes, para relatar os procedimentos da ação realizada para desentupir o sistema de captação de água bruta do município.

O manancial que abastece a cidade ficou assoreado, após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana. O aumento do nível dos rios provocou um acúmulo excessivo de areia, onde é realizada a captação da água para o sistema de abastecimento, e deixou algumas cidades do Noroeste Fluminense alagadas. Por conta do temporal, a bomba que compõe o sistema de captação de água bruta foi danificada e o excesso de areia, folhas e galhos impediu a captação de água para tratamento.

“Sabemos dos transtornos que uma intervenção desse porte provoca para a população. Não medimos esforços para normalizar a situação e, com muito empenho das equipes, o sistema voltou a operar e o fornecimento de água tratada está sendo regularizado” – avaliou o diretor superintendente da Águas do Rio no interior do Estado, Pedro Freitas.

Apoio aos municípios do Noroeste, após o temporal

Diante do impacto provocado pela forte chuva da última semana, a Águas do Rio, em um gesto de solidariedade às famílias que foram prejudicadas, arrecadou e distribuiu donativos para as prefeituras das cidades do Noroeste Fluminense, que fazem parte da área de concessão. Produtos de higiene pessoal, de limpeza, colchonete, cestas básicas, álcool gel e máscaras foram entregues entre todos os municípios da região, atendidos pela companhia.

A concessionária também deu suporte com envio de colaboradores e maquinários para auxiliar nas atividades dos governos municipais, como desobstrução de estradas, remoção de lama e galhos, limpeza urbana e até a montagem de um hospital provisório na cidade de Cambuci.

Para aumentar as doações para as famílias afetadas, a empresa lançou a campanha “Fluxo do Bem”, em parceria com a Prolagos, concessionária de água e esgoto da Região dos Lagos, e a Inter TV. Os donativos podem ser entregues nas lojas de atendimento da Águas do Rio (www.aguasdorio.com.br/contato/) e da Prolagos (www.prolagos.com.br/contato/).

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.