Notícia

Ver notícia

Conjunto dos Ex Combatentes tem falta de água e extravasamento de esgoto como características

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou mais de 25 mil homens para o combate. Também conhecidos como ‘pracinhas’, os ex-combatentes brasileiros que residiam no Rio de Janeiro, ganharam ao retornar, casas populares em um conjunto habitacional em Benfica, bairro da Zona Norte da cidade. A região, também conhecida como Vila União, soma mais de 750 moradias, com cerca de três mil moradores. Esta semana eles receberam a visita da equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, que visitou a comunidade para conhecer as principais deficiências em saneamento básico. Na ocasião, o esgoto foi apontado pelos líderes comunitários como o principal problema.

Os prédios habitacionais foram inaugurados em 1957 e, logo em seguida, moradias informais foram erguidas no entorno, sobre as redes de esgoto da região. Este crescimento irregular resultou em sérios problemas de extravasamento das redes. O líder comunitário, Renato Aragão, aponta que a rua Professor Frias de Vilar é a mais prejudicada da localidade.

Renato aponta as necessidades do bairro, durante ação do Afluentes

Renato aponta as necessidades do bairro, durante ação social

“Além disso, as calçadas dos blocos têm esgoto minando do chão. As tubulações dos prédios são antigas e já não suportam o fluxo”, completou Renato.

A comunidade também sofre com a falta de água, sendo abastecida por ligações irregulares feitas na adutora de água que corta a região. Durante a conversa para apresentação do programa Afluentes, os líderes comunitários enfatizaram o interesse dos moradores na regularização do sistema de água e esgoto.

“Estamos felizes e esperançosos com a visita social da equipe da Águas do Rio, porque é essencial mostrar nossos problemas do dia a dia com o esgoto e a falta de água. Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para que nossa comunidade possa ser beneficiada com saneamento básico de qualidade. Realmente precisávamos estreitar esse relacionamento”, disse Renato Alves, relações públicas da Associação de Moradores do Conjunto dos Ex Combatentes.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água