Notícia
Secretário de Meio Ambiente e vereadores participam do encontro
A preservação ambiental é um compromisso para a Águas do Rio. Assim, representantes da concessionária se reuniram nesta terça-feira (30) com o secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Marcos Tavares, e vereadores locais, para discutir questões sobre meio ambiente e saneamento básico na cidade.
Uma das missões da empresa é a ampliação da cobertura de esgoto, contribuindo com a recuperação ambiental da Baía de Guanabara e da Bacia do Guandu. A meta contratual da Águas do Rio é universalizar o acesso à água tratada em 10 anos e ao esgotamento sanitário em 12 anos.
“Nós temos um déficit grande em relação ao saneamento, pois mais da metade da população não tem acesso à rede de esgoto. Em Duque de Caxias, infelizmente, o acesso à água tratada ainda não é regular. Isso é algo completamente incompatível quando a gente se refere a um bem tão essencial para se viver. E nós estamos aqui trabalhando duro para mudar essa realidade”, afirmou o diretor-superintendente da Águas do Rio, Cleyson Jacomini.
Marcos Tavares, secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, comentou a situação do município. “A falta de acesso ao saneamento básico fere a dignidade das pessoas. Nesse momento tão complicado de pandemia em que ainda vivemos, ter água tratada nas torneiras é fundamental”, concluiu.