Notícia

Ver notícia

O encontro celebra o mês da Consciência Negra

Da esquerda para direita: Layla Priscila e Vivian

Da esquerda para direita: Layla Priscila e Vivian

Colaboradores da Águas do Rio que atuam nos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, participaram nos dias 24 e 25 de novembro de rodas de conversas que abordaram temas relacionados com o Dia da Consciência Negra. As equipes conheceram o programa “Respeito dá o Tom”, que promove a diversidade e igualdade racial e foi reconhecido pelo Instituto identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país.

As reuniões foram conduzidas por Priscila Cunha, Layla Caroline e Vivian Araujo, que atuam nos setores de Responsabilidade Social, Recursos Humanos e Comunicação, respectivamente, e juntas, formaram o “Comitê de Diversidade Baixada”.

O diretor-superintendente responsável pelas cinco cidades da Baixada, Luiz Fabbriani, falou sobre a importância do programa“.

Equipe em Nilópolis

‘Nossas contratações estão sendo feitas em atendimento à diversidade racial, promovendo a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos funcionários que se autodeclaram pretos e pardos.

O programa possui três pilares de atuação: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de ações para disseminar o conteúdo relacionado à questão racial. Dessa forma ultrapassamos os muros do ambiente corporativo e temos os funcionários como multiplicadores dessa conscientização. Somente iremos progredir quando as oportunidades forem iguais para todos”, avalia Fabbriani.

Anderson: "Essa é a chance que temos de transformar a nossa sociedade"

Anderson: “Essa é a chance que temos de transformar a nossa sociedade”

As integrantes do comitê destacaram a disponibilização dos cursos de capacitação da Academia Aegea, em alinhamento a um dos pilares do programa. “Esse grupo é a célula da Baixada que se incorpora ao Comitê do Respeito dá o Tom da Águas do Rio, que é o 15º formado entre as concessionárias da Aegea. Os interessados podem ser voluntários para reforçarem as ações que serão desenvolvidas. Este encontro é apenas o início.”, explica Layla Caroline.

Anderson Modesto, de 33 anos, que atua em Japeri e Queimados, compartilhou uma experiência pessoal, que marcou a sua história. “Sofri racismo desde a infância. Hoje, carrego traumas que me marcaram profundamente. Não desejo que outras pessoas vivam situações desumanas, por isso, é tão importante promovermos ações e debates que falem sobre a igualdade racial”, afirma o colaborador.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.