Notícia
Cedae fará manutenção preventiva no Sistema Guandu, interrompendo temporariamente o fornecimento de água
Boa parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro enfrentará interrupção no abastecimento de água. O motivo: uma paralisação, no dia 25 de novembro, para a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, que é operada pela Cedae. Para que o serviço seja realizado, a Cedae suspenderá temporariamente o fornecimento da água que é distribuída pela Águas do Rio, ou seja, entre 8h e 20h do dia 25/11 a concessionária não receberá água para levar até residências e estabelecimentos comerciais.
Entre as cidades atendidas pela Águas do Rio, serão afetadas: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Queimados.
Durante a paralisação do fornecimento de água da Cedae, a Águas do Rio garantirá o fornecimento para serviços essenciais em suas áreas de concessão, como hospitais e casas de saúde. Apesar da manutenção durar 12 horas, segundo a Cedae o sistema pode levar até 72 horas para ser regularizado.
Entenda o caminho da água
Desde o dia 1º de novembro, quando a Águas do Rio passou a operar em 27 cidades, o fornecimento de água funciona da seguinte forma:
- A Cedae retira a água dos mananciais e leva até uma estação para tratamento;
- Esta água tratada é vendida para a Águas do Rio, que distribui para a população;
- Em seguida, o esgoto é coletado e tratado pela nova concessionária;
- A Água é devolvida aos rios e ao mar sem causar dano à natureza.
A importância do Guandu
A Cedae opera a produção de água dos quatro grandes sistemas na Região Metropolitana: Guandu, Acari, Ribeirão das Lajes e Imunana-Laranjal. O Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio de Janeiro e cerca de 70 % da Baixada Fluminense.
Cuidados no retorno do abastecimento
O retorno da água caindo em caixas d’água ou cisternas vazias que não tenham passado por lavagens pode revolver o resíduo que fica no fundo. Este problema é observado com frequência e é uma das razões para realizar limpezas constantes nos locais onde a água fica armazenada. Importante fazer a limpeza da caixa d`água e cisterna de seis em seis meses.
Como a população pode ajudar
Durante o período em que o abastecimento ficar prejudicado, é importante que a população economize água. Algumas dicas são importantes para que as pessoas não fiquem sem água:
- Quem tem cisternas ou caixas d´água deve enchê-las até o dia 24/11;
- Condomínios podem gerar economia interrompendo o fornecimento nos horários de pouco uso (consumo);
- Evitar regar jardins;
- Adiar a lavagem de roupas, carros e calçadas;
- Tomar banhos mais curtos;
- Desligar a torneira ao escovar os dentes e lavar as mãos;
- Juntar as louças e as ensaboar e enxaguar de uma vez.