Notícia

Ver notícia

Intervenção permite que a Águas do Rio faça o monitoramento do sistema remotamente em tempo real

 

Diretor executivo José Carlos Almeida (centro) acompanhou o primeiro dia

 A Águas do Rio deu, hoje, o pontapé inicial nas operações dos sistemas de água e esgoto da cidade de São Francisco de Itabapoana. A concessionária vai investir mais de R$44 milhões até o ano de 2026 para elevar os índices de saneamento no município da região Norte do estado. Neste primeiro dia de atividades, a empresa fez vistorias na unidade de tratamento de Gargaú, onde é feita captação, tratamento e distribuição de água para o município.

“É com grande satisfação que demos início ao cronograma de atividades no setor de saneamento em São Francisco de Itabapoana. Mais do que ampliar o sistema de abastecimento de água e fazer a coleta e tratamento de esgoto, nossa meta também é levar qualidade de vida para as famílias do município através do saneamento básico”, comemorou José Carlos Almeida, diretor executivo da Águas do Rio.

A concessionária já instalou equipamentos modernos e interligou o sistema de abastecimento ao Centro de Operações Integradas (COI), que permite realizar o monitoramento do desempenho das estruturas da empresa durante 24 horas, e também vai fazer testes de vazão em nove poços para avaliar a capacidade de captação. Após as intervenções iniciais, mais de oito mil famílias serão beneficiadas com fornecimento de água contínuo. Notícia que deixou o vice-prefeito do município, Alysson Souza, com grande expectativa.

“A Águas do Rio representa a esperança por uma nova realidade no saneamento básico de São Francisco de Itabapoana. O sistema não era eficiente e a qualidade da água era muito ruim. Agora, estamos felizes e com uma expectativa muito grande para levar o bem-estar que a população merece”, avaliou.

Além das atividades voltadas para o setor de saneamento, a concessionária também conta com uma série de programas de responsabilidade socioambiental voltados para todos os públicos. Um deles é o Saúde Nota 10, que leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. Já o programa ‘Afluentes’ tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal.

A Águas do Rio é a concessionária responsável pelas atividades do setor de saneamento básico em 12 cidades localizadas entre as regiões Norte, Noroeste, Serrana, Metropolitana e Baixada Litorânea. A empresa começou a operar os sistemas de saneamento básico em 27 cidades do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (01/11). Para isso, a concessionária assinou, em agosto deste ano, contrato com o governo do estado e as prefeituras dos municípios das respectivas regiões.

A concessionária é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país, e está comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.