Notícia
O Programa Afluentes fortalece o relacionamento com a população e facilita a resolução de demandas nas comunidades
Nas últimas quatro semanas, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio desenvolveu uma série de reuniões nas cidades de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Ao todo foram 30 encontros e 518 líderes comunitários, que se engajaram no programa Afluentes. O programa estabelece um canal direto de comunicação com as lideranças para a identificação e resolução das principais necessidades relativas ao saneamento básico.
A atividade mais recente, realizada no bairro Cosme e Damião, em Japeri, aconteceu no último sábado (14.05). Durante o encontro, os moradores souberam que até o final da próxima semana, equipes de outro programa da companhia, chamado Vem com a Gente, percorrerão as ruas para cadastrar as residências.
A líder comunitária, Jaciara Messias, é uma das participantes que busca fortalecer a aproximação com a empresa para conquistar as melhorias para sua região. “São muitos anos sofrendo com a falta d’água. Essa é a primeira vez que nos procuram para explicar sobre o que será feito na nossa área e explicam como a empresa vai trabalhar. Desde que a Águas do Rio assumiu, sentimos a diferença no tratamento que recebemos. Nós somos o canal de comunicação que leva as informações sobre as melhorias que a empresa vai desenvolver no bairro que vivemos e representamos. Estamos mais próximos e temos uma atenção que nunca tínhamos recebido”, conta.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Muniz, com as solicitações dos moradores chegando mais rápido ao conhecimento da Águas do Rio, o tempo para a solução das demandas diminui e a população é atendida de forma eficaz. “A nossa atuação vai muito além do abastecimento de água. As lideranças são nossos olhos e ouvidos dentro das comunidades. Através desse contato diário, conseguimos expandir o alcance das informações e humanizar, cada vez mais, o atendimento com a população. É fundamental seguirmos juntos na missão de transformar as cidades da Baixada Fluminense”, destacou Luciana.
O Afluentes seguirá com a agenda de encontros com as lideranças comunitárias. Além disso, a Águas do Rio realizará ao longo do ano programas que norteiam a educação ambiental, capacitação para empregabilidade e geração de renda. As atividades serão direcionadas, especialmente, para atender áreas com maior vulnerabilidade social.