Notícia

Ver notícia

Interlocução com líderes comunitários gera benefícios em responsabilidade social, serviços, empregabilidade e conscientização

O líder comunitário é aquele que busca soluções para os problemas comuns. A definição é simples, mas a importância é enorme. E pensando nisso, a Águas do Rio, desde o início de sua operação, vem identificando e estreitando laços com líderes nos 27 municípios fluminenses onde atua. A iniciativa tem nome: Programa Afluentes. Atualmente 5 mil lideranças estão engajadas e trazem diariamente questões que afetam os mais de 10 milhões de clientes atendidos pela Águas do Rio.

A interlocução da concessionária com os líderes é uma via de mão dupla. Além de acelerar a identificação e solução de problemas como vazamentos de água e esgoto e atender demandas pontuais, a relação facilita iniciativas de conscientização contra o desperdício de água e de empregabilidade e responsabilidade social, com o apoio da empresa a projetos locais.

“Na parceria da Águas do Rio com os líderes, todos ganham. Prestamos serviços de forma mais eficiente, beneficiando a população e agilizando a resolução dos problemas. O Afluentes tem esse viés, mas vai além. Eles são multiplicadores da defesa do saneamento básico como ferramenta de transformação social e têm a confiança da população local. Hoje é o dia de homenagear essas pessoas que tanto contribuem para uma sociedade melhor para todos”, destacou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Responsabilidade Social

Um desses porta-vozes é o Tchetcheco Lima, vice-presidente da associação dos moradores do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Foi através dessa relação que a comunidade conquistou um núcleo gratuito de aprendizado de música clássica da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atualmente atende mais de 100 crianças e jovens. A iniciativa conta com o patrocínio da Águas do Rio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“As pessoas se sentem mais acolhidas quando têm proximidade e sabem que lidam com alguém que está disposto a abraçar eles no dia a dia. Eu sou o elo entre os moradores e a empresa. O projeto está dando uma repercussão positiva para todos. A música salva, e também há um reforço escolar. Damos apoio educacional, alimentar e emocional, já que geramos oportunidade. Se a Águas do Rio não estivesse envolvida nisso, nada disso estaria acontecendo”, contou.

Já na Baixada Fluminense, Izabel dos Santos, mais conhecida como “Dinha” está, há 13 anos, à frente do Centro de Integração Social e Cultural Mão Amiga. Ela, que se dedica ao trabalho voluntário atendendo famílias em situação de vulnerabilidade no bairro Mucajá, em Japeri, agora também tem o apoio da concessionária.

“A Águas do Rio entrou num momento muito difícil, de pós-pandemia, e foi um presente, não só para mim, mas para todos os meus assistidos e para o meu bairro. Na nossa primeira reunião já senti o comprometimento da empresa e a vontade de fazer a diferença”, ressaltou.

Empregabilidade

O contato direto também facilita na indicação para contratações de mão-de-obra local. Não à toa, mais da metade dos 8 mil funcionários da concessionária são moradores de comunidades. O fato é exaltado por Douglas Cândido, liderança do Chapadão, na Zona Norte do Rio. “Vários moradores daqui trabalham na Águas do Rio, o que facilita pois eles conhecem bem a comunidade. É importante essa oportunidade, pois muitos nunca tiveram suas carteiras assinadas. São pessoas que estão gostando e querendo se especializar cada dia mais. Eles querem e enxergam um futuro dentro da empresa.

Eficiência na prestação de serviços

“Somos ouvidos. A nossa cidade vivia cheia de vazamentos, não tínhamos um canal direto. Nossos problemas passaram a ser solucionados”. São palavras de Alex Lira, do Parque Fluminense, em Duque de Caxias, que destacou que a palavra “escutar”, que antes só figurava em discursos vazios, se tornou uma realidade.

Opinião compartilhada por Avelino Carvalho, liderança de Barra de São João, Distrito de Casimiro de Abreu: “Vários moradores entram em contato comigo para passar suas reclamações. Como tenho proximidade, levo o problema e imediatamente me dão retorno. O time dá um show de competência, interessado em ouvir as demandas, resolvê-las e dar feedbacks”, disse.

Multiplicadores sustentáveis

A área de atuação da Águas do Rio é composta por mais de 10 milhões de pessoas. Para ampliar a mensagem sobre a importância da sustentabilidade, ou seja, a utilização dos recursos naturais de forma responsável e consciente, a concessionária conta com o apoio dos membros do Afluentes, entre eles, do engenheiro Jorge Júnior, líder de Brás de Pina, bairro da zona norte do Rio.

“Hoje não vemos o desperdício de água como antes, é uma mensagem que levamos para os moradores, informando, por exemplo, que a empresa tem investido para que os serviços melhorem a cada dia, levando água para onde não tinha. Uma coisa que percebi também é que com a instalação dos novos hidrômetros as pessoas se tornaram mais conscientes”, contou.

Para comemorar o Dia Nacional do Líder Comunitário, a concessionária promoveu uma série de workshops para os membros do Programa Afluentes, durante toda a semana, para a capacitação na elaboração de projetos e formalização de associações de moradores.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...