Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realizou encontros em São Francisco de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Barra de São João e Miracema

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio realizou workshops sobre saneamento básico para cerca de 40 universitários e professores do interior do Estado, em São Francisco de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Barra de São João e Miracema. Nos encontros, foram apresentadas diversas iniciativas da companhia, como os investimentos feitos nas respectivas cidades e programas como Afluentes e Saúde Nota 10, e aberto espaço para esclarecer dúvidas.

Em São Francisco, no norte do estado, as participantes do projeto Meninas Geocientistas, uma parceria da Secretaria de Educação com a UFRJ, tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) João Pessoa. O tema pesquisado pelo grupo, que conta com professores, universitárias e alunas da Escola Municipal Herval Luís dos Santos Batista foi: recursos hídricos e água para consumo. Segundo a professora de Ciências, Gessica Estevam, foi a primeira vez que elas conheceram uma ETA. “Nosso grupo está fazendo um levantamento de dados sobre o consumo de água no município e por isso a visita vai enriquecer muito a pesquisa. As meninas viram de perto como funciona o abastecimento de água”, comentou.

Já em Cachoeiras, os alunos da Unicesumar se interessaram por saber mais sobre a Tarifa Social, um dos programas da concessionária para clientes cadastrados em benefícios sociais do governo. “Eu amei participar do workshop, pois foi muito bem elaborado e aplicado. Agora podemos levar as informações que tivemos aqui para mais pessoas”, disse a estudante de pós-graduação em biotecnologia ambiental, Mauriny Batista. O tema também foi o que mais chamou atenção dos participantes da Unip, em Miracema.

Em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, o encontro aconteceu na Universidade Uninter, onde os participantes quiseram saber mais a respeito de como funciona a operação, já que a concessionária não é responsável pela produção da água tratada e sim pela distribuição. A coordenadora da Unip, polo Miracema, Adriana Schelck agradeceu a oportunidade de levar mais informações sobre saneamento básico aos universitários. “Foi excelente a palestra, gostaria de agradecer, pois todas as dúvidas foram esclarecidas”, ressaltou.

Durante os quatro workshops, as analistas de Responsabilidade Social, juntamente com os supervisores convidados apresentaram a companhia, as ações desenvolvidas ao longo do primeiro ano de concessão, os investimentos que serão feitos em cada município e os estudantes presentes puderam ter suas dúvidas esclarecidas.

Para a coordenadora do setor de Responsabilidade Social, Simony Dias, esta foi uma oportunidade de levar à universidade informações sobre saneamento, sua importância para a saúde e para o meio ambiente e um pouco de como funciona a operação.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água