Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realizou encontros em São Francisco de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Barra de São João e Miracema

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio realizou workshops sobre saneamento básico para cerca de 40 universitários e professores do interior do Estado, em São Francisco de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Barra de São João e Miracema. Nos encontros, foram apresentadas diversas iniciativas da companhia, como os investimentos feitos nas respectivas cidades e programas como Afluentes e Saúde Nota 10, e aberto espaço para esclarecer dúvidas.

Em São Francisco, no norte do estado, as participantes do projeto Meninas Geocientistas, uma parceria da Secretaria de Educação com a UFRJ, tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) João Pessoa. O tema pesquisado pelo grupo, que conta com professores, universitárias e alunas da Escola Municipal Herval Luís dos Santos Batista foi: recursos hídricos e água para consumo. Segundo a professora de Ciências, Gessica Estevam, foi a primeira vez que elas conheceram uma ETA. “Nosso grupo está fazendo um levantamento de dados sobre o consumo de água no município e por isso a visita vai enriquecer muito a pesquisa. As meninas viram de perto como funciona o abastecimento de água”, comentou.

Já em Cachoeiras, os alunos da Unicesumar se interessaram por saber mais sobre a Tarifa Social, um dos programas da concessionária para clientes cadastrados em benefícios sociais do governo. “Eu amei participar do workshop, pois foi muito bem elaborado e aplicado. Agora podemos levar as informações que tivemos aqui para mais pessoas”, disse a estudante de pós-graduação em biotecnologia ambiental, Mauriny Batista. O tema também foi o que mais chamou atenção dos participantes da Unip, em Miracema.

Em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, o encontro aconteceu na Universidade Uninter, onde os participantes quiseram saber mais a respeito de como funciona a operação, já que a concessionária não é responsável pela produção da água tratada e sim pela distribuição. A coordenadora da Unip, polo Miracema, Adriana Schelck agradeceu a oportunidade de levar mais informações sobre saneamento básico aos universitários. “Foi excelente a palestra, gostaria de agradecer, pois todas as dúvidas foram esclarecidas”, ressaltou.

Durante os quatro workshops, as analistas de Responsabilidade Social, juntamente com os supervisores convidados apresentaram a companhia, as ações desenvolvidas ao longo do primeiro ano de concessão, os investimentos que serão feitos em cada município e os estudantes presentes puderam ter suas dúvidas esclarecidas.

Para a coordenadora do setor de Responsabilidade Social, Simony Dias, esta foi uma oportunidade de levar à universidade informações sobre saneamento, sua importância para a saúde e para o meio ambiente e um pouco de como funciona a operação.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.