Notícia

Ver notícia

Glocal Experience une visitantes que viveram os tempos de glória da Baía de Guanabara e quem ainda verá ao resultado do trabalho da Águas do Rio nos próximos cinco anos 

 

Clarice Mendes

Mexilhões, peixes e tartarugas em uma água cristalina. De olhos fechados, dona Clarice Mendes, de 85 anos, se recorda da Baía de Guanabara de sua juventude. “A gente ficava o dia pescando ali. O tempo foi passando e hoje vemos como a baía está maltratada”, afirmou. Ela era a mais velha do grupo de 45 idosas do Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, que visitaram a Glocal Experience neste sábado (16/7), penúltimo dia de evento.  

Célia: ” Meus filhos e netos vão ver a baía totalmente limpa!”

A convite da equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, as participantes da ONG Superar tiveram a chance de compreender que o meio ambiente precisa do cuidado de todos. Célia Benta Ribeiro, de 53 anos, que assim como dona Clarice viu a baía saudável, ficou feliz por ver que esse ecossistema está no centro do debate sobre um futuro mais sustentável. “Aqui nesse evento talvez sejamos as únicas pessoas que viram a baía limpa, linda, farta. É muito bom ver que há tanta gente pensando nela com interesse e carinho. Talvez não vejamos o resultado dos esforços de hoje, mas meus netos e bisnetos poderão ver”, afirmou.

No stand da Águas do Rio, o grupo de São Gonçalo fez um passeio virtual sobre as águas da Baía de Guanabara. No Espaço Imersão, as visitantes assistiram uma projeção em 360º, que gerou reflexões importantes sobre o que estamos fazendo com o planeta. 

 

Beatriz, o olhar das novas gerações para o meio ambiente

Ao lado do grupo da terceira idade, na fila do stand de realidade virtual, estavam 32 crianças da ONG Cresce Comunidade, de Duque de Caxias. Nenhuma delas viu a baía limpa, mas já têm consciência da responsabilidade de todos sobre o meio ambiente. É o caso da pequena Beatriz Vitória de Sousa, de nove anos, que transformou seu conhecimento em ação. “Cuidar da natureza depende de cada um de nós. Se a gente fizer nossa parte, teremos um futuro melhor. Lá em casa a minha família já sabe que lugar de lixo é no lixo, isso faz a diferença”, assegura Beatriz. 

Ao longo de toda a semana, a Águas do Rio levou a diversidade de olhares para a Glocal. Líderes comunitários, escolas municipais e ONGs de comunidades da Região Metropolitana do Rio e do interior do estado ampliaram seus horizontes, conhecendo melhor os projetos de futuro da concessionária. Para a coordenadora desse setor na região de São Gonçalo, Adriana Lo Preste, o evento tem potencial de transformar pessoas em mensageiros da sustentabilidade.  

“Todos os dias viemos com um ônibus trazendo pessoas do entorno de onde estamos atuando para conhecer e entender o que é sustentabilidade e o papel da Águas do Rio e de cada um na mudança para um mundo melhor, com mais qualidade de vida para a população. Trouxemos uma variedade de pessoas e todas saíram daqui diferentes de quando entraram. Mostramos que é possível restaurar a vida da Baía de Guanabara, assim como já foi no passado. Sim, é curioso, mas miramos num futuro como foi no passado”, comenta Adriana.

O evento começou no sábado passado (9/7) e segue até amanhã (17/7), na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular a reflexão e o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates. 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.