Notícia

Ver notícia

Válvula fabricada pela Águas do Rio ajuda no fornecimento de água para mais de 540 mil pessoas na Zona Norte carioca

Tecnologia e eficiência dentro de casa. Foi essa a premissa que impulsionou na oficina mecânica da Águas do Rio, na Pavuna, a fabricação de peças em aço carbono responsáveis por viabilizar a instalação de uma válvula de 1,2 m de diâmetro numa importante adutora do Rio de Janeiro. Durante 15 dias, uma equipe composta por cinco soldadores trabalhou na criação dessa peça para que ela pudesse ajudar no serviço de fornecimento de água a cerca de 544 mil pessoas na Zona Norte carioca.

O equipamento foi instalado durante a última parada do Sistema Guandu, em novembro, num trecho da Adutora Urucuia Silva Vale que fica no bairro de Tomás Coelho. Somente essa tubulação de grande porte leva água para 18 bairros da Zona Norte.

“Essa válvula tem um sistema tecnológico que permite a operação a distância, no Centro de Operações Integradas (COI) da empresa, no Centro do Rio. Ela vai contribuir para reduzir os períodos de interrupção do abastecimento nos casos de manutenções, o que significa que os clientes dessas localidades serão menos impactados”, explicou Fábio Dias, gerente de Operações.

Funcionário da oficina desde 2021, o engenheiro Marcos Luiz ressalta a importância de ter uma estrutura interna para realizar esse tipo de serviço.

“Essa válvula foi feita sob medida. Nós ganhamos agilidade e, certamente, fomos mais assertivos na projeção da peça, pois conhecemos o sistema e pudemos garantir que detalhes específicos atendessem às necessidades”, reforçou Marcos.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...