Notícia
Iniciativa da Águas do Rio foi realizada na captação de água da Estação de Tratamento de Água da cidade
Com o intuito de aumentar a eficiência e segurança operacional do sistema, a Águas do Rio realizou uma inspeção subaquática no rio Roncador, local de captação de água da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Magé. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de caráter preventivo para manter a qualidade da água distribuída.
De acordo com o coordenador de Engenharia da Águas do Rio, Fernando Caldas, essa técnica tem como objetivo traçar um ‘raio x’ de toda a estrutura submersa da captação. “Seguimos inovando e trazendo tecnologia avançada para manter a qualidade do serviço prestado para a população mageense. Nesta técnica, mergulhadores profissionais realizam o serviço e gravam toda a inspeção, para então produzirem uma maquete eletrônica capaz de representar toda a condição das estruturas inspecionadas durante o mergulho. Com esse modelo em 3D, identificamos as oportunidades de melhorias visando a segurança operacional do sistema”, explica.
Caminho percorrido pela água
A água captada no rio Roncador percorre cerca de sete quilômetros de tubulações até chegar à Estação de Tratamento de Água da cidade. No local, ela passa pelas etapas de tratamento, que são: coagulação e floculação, decantação, filtração e desinfecção, para, então, ser distribuída aos mageenses.
A ETA foi inaugurada pela Águas do Rio no ano passado e, desde então, regularizou o abastecimento dos 65 mil moradores do Primeiro Distrito. Mas não para por aí. Com a plena operação do sistema e outros investimentos em extensões de redes, mais de 114 mil moradores de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba (Mauá) terão um abastecimento regular e de qualidade.