Notícia

Ver notícia

Águas do Rio vai instalar válvula em tubulação de Comendador Soares, neste domingo (17). Iniciativa permitirá o controle do equipamento a distância

Em mais uma iniciativa para melhorar o sistema de abastecimento na Baixada Fluminense, a Águas do Rio vai instalar uma válvula controladora de vazão numa tubulação localizada na Rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, em Nova Iguaçu, neste domingo (17). A medida é o primeiro passo para permitir que a concessionária opere o equipamento a distância, a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da empresa, no Centro do Rio, garantindo maior controle dos volumes de água que passam pelas redes de distribuição daquela região e, por consequência, um fornecimento de água mais estável.

Imagem mostra válvulas com atuadores. Com a instalação deste equipamento, em breve, válvula de Comendador Soares poderá ser operada de forma remota, a partir do COI

“Essa intervenção faz parte do nosso cronograma de ações para melhorar o fornecimento de água em Nova Iguaçu. Essa válvula permitirá, além de controle a distância, a setorização do fornecimento de água. Ou seja, para futuros reparos, independente da ocorrência, poderemos isolar algumas áreas e reduzir o trecho em que terá o abastecimento suspenso, impactando um número menor de pessoas”, destacou Felipe Esteves, que é diretor-executivo da Águas do Rio e atua na Baixada Fluminense.

A previsão é que o serviço seja realizado das 8h às 18h. No entanto, para a sua execução, o abastecimento em alguns pontos da cidade de Nova Iguaçu precisará ser interrompido uma hora antes, a partir das 7h. Além de Comendador Soares, o fornecimento de água em Rodilândia, Rosa dos Ventos e em partes dos bairros de Jardim Iguaçu, Ouro Verde e Santa Eugênia será impactado. A normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, após o término da ação.

Nesses dois anos de operação, nas 27 cidades em que está presente no Estado do Rio, a Águas do Rio, atuando de forma preventiva, realizou cerca de 78 mil manutenções, executou automação e telemetria em mais de 650 unidades operacionais e modernizou em torno de 300 unidades. Mais de 960 km de redes foram implantadas ou substituídas. Todo esse investimento em tecnologia e a recuperação dos sistemas de distribuição vêm permitindo à concessionária ser cada vez mais eficiente na prestação de serviços e célere na resolução de ocorrências.

Para evitar transtornos, a empresa solicita ainda a moradores e comerciantes que reservem água em cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias até a regularização da distribuição e destaca que está à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.